Já considerando a aproximação do período de férias de fim de ano e o Carnaval 2025, profissionais do turismo, em Olinda, serão beneficiados por uma mobilização que o Sebrae e a Sala do Empreendedor do município realizam entre os dias 21 e 25 de outubro.
A iniciativa ‘Empreendedores do Turismo Olinda’ é voltada para o fortalecimento do setor na cidade e inclui a oferta de uma série de capacitações, atendimentos voltados para pequenos negócios, consultas e um mutirão para emissão e regularização do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur.
As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo link pe.loja.sebrae.com.br/empreendedores-do-turismo-olinda.
De acordo com Aline Cavalcanti, analista do Sebrae/PE, o principal destaque do evento é o Mutirão do Cadastur, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro, das 9h às 17h. “Esse registro é obrigatório e fundamental para formalizar as atividades dos empreendedores de turismo. Além disso, vamos oferecer capacitações técnicas gratuitas, permitindo que os participantes aprimorem suas habilidades e fortaleçam seus negócios. Esta ação é fruto de uma parceria com a Sala do Empreendedor de Olinda, reafirmando nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento econômico local e promover o turismo de forma qualificada”, destaca.
Todas as atividades ocorrerão na própria Sala do Empreendedor de Olinda, localizada na Av. Liberdade, 68, no Carmo (ao lado da Biblioteca Pública Municipal). Na segunda-feira (21), das 13h às 17h, vai ser ofertada uma qualificação sobre boas práticas na manipulação de alimentos. De terça a sexta (22 a 25/10), sempre das 9h às 12h, serão realizadas as oficinas sobre fotografia para vender mais pela internet; gestão financeira, com abordagens detalhando pontos como custos, despesas e preço de venda; confecção de acessórios para o Carnaval; e marketing pessoal.
Ao longo da semana ainda ocorrerão outras dinâmicas na Sala do Empreendedor de Olinda. Nos dias 21 e 22, entre 8h e 17h, acontece o Mutirão do Censo Cultural, iniciativa que também conta com o apoio do Sebrae/PE. Essa ação volta a ocorrer de 23 a 25 de outubro, mas apenas das 8h às 13h. Também nesse horário, só que exclusivamente no dia 22, o público terá acesso à consulta e à orientação sobre planejamento de aposentadoria. E de 21 a 25, entre 8h e 13h, estarão disponíveis as atividades específicas do espaço, como formalização MEI, emissão de certidões, regularização de dívidas e oferta de produtos Sebrae.
Formalização
O ingresso no Cadastur é obrigatório para pessoas jurídicas e físicas que atuam no setor turístico prestando serviços remunerados, como meios de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de eventos, transportadoras turísticas, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo que sejam MEI.
O cadastro concede benefícios aos participantes, como acesso a linhas de financiamento em bancos oficiais, participação em programas de qualificação oficiais promovidos e apoiados pelo Governo Federal e apoio em ações e eventos realizados pelo Ministério do Turismo, entre outros. Os critérios para emissão do registro variam de acordo com a atividade econômica realizada. Mais informações sobre o acesso ao certificado estão disponíveis no site cadastur.turismo.gov.br.
Foto: Divulgação