Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Com programação em Recife e Portugal, 9ª MARÉ fortalece o cinema e a educação ambiental

Com programação em Recife e Portugal, 9ª MARÉ fortalece o cinema e a educação ambiental

  • Cultura

A MARÉMostra Ambiental de Cinema do Recife chega à sua 9ª edição como uma das maiores mostras ambientais do Brasil. Expandindo suas fronteiras, o evento será realizado, pela primeira vez, no “além mar”, com uma sessão especial na Cidade do Porto, em Portugal. O destaque deste ano fica por conta da primeira exibição no nordeste do longa-metragem O Sonho de Pepe, dirigido pelo cineasta uruguaio Pablo Trobo, integrando o circuito mundial de estreia do filme. A exibição acontece no sábado (16), às 16h, no Armazém do Campo, Recife. Toda a programação é gratuita e aberta para todas as idades, com sessões no Teatro do Parque, Cine UFPE, Bar Super 8 e Armazém do Campo.

O documentário O Sonho de Pepe oferece um olhar íntimo sobre a vida e a filosofia de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, conhecido por seu estilo de vida simples e seu ativismo ambiental. Com filmagens iniciadas em 2009, durante a campanha presidencial de Mujica, o documentário explora a jornada do líder que optou por viver com poucas posses, mantendo-se fiel aos seus ideais de igualdade e justiça social.

No filme, Mujica compartilha sua perspectiva sobre temas como o impacto ambiental do consumismo e a necessidade de um compromisso global para preservar o planeta. Trobo constrói a narrativa de forma artesanal, com recursos limitados, mas focada em captar a essência das mensagens de Mujica e sua visão para um futuro sustentável. O documentário também faz referência ao Movimento 2052, que alerta sobre o possível ponto de não-retorno ambiental.

Para Rafael Buda, coordenador da Mostra, a 9ª edição representa uma conquista significativa. “A MARÉ nasceu no Recife com o propósito de trazer à tona questões urgentes para a nossa cidade. Hoje, ver essa ideia alcançar dois continentes e mobilizar diferentes públicos é uma vitória do cinema ambiental e uma prova de que estamos todos atentos à emergência climática, o principal desafio do nosso tempo,” afirma Buda, destacando o papel do cinema na conscientização e ação ambiental.

A etapa europeia da MARÉ ocorre num dos principais polos culturais de Portugal, a Cidade do Porto, no final de novembro. Com atividades como exibições de filmes ambientais brasileiros e um workshop sobre Animação, o evento também se propõe a criar um diálogo intercultural em torno da questão ambiental, unindo as experiências dos públicos português e brasileiro. Essa expansão internacional representa um marco na trajetória da MARÉ e reforça a importância da temática ambiental em nível global.

Filmes

Além de O Sonho de Pepe, a 9ª MARÉ apresenta mais 46 filmes que serão divididos entre exibições presenciais e online, através da plataforma MARÉ PLAY, destacando obras que abordam temas culturais, sociais e ambientais urgentes. Entre elas está A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, traz a perspectiva Yanomami sobre ameaças externas, como o garimpo e epidemias. O filme apresenta o ritual Reahu e explora a luta dos Yanomami para proteger seu território e suas tradições. E tem estreia pernambucana com o longa Água Capital, de Marcelo Pedroso, que reflete sobre a crise hídrica em Brasília. O documentário explora como o projeto moderno da cidade contrasta com os problemas de gestão e acesso à água.. Já A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, apresenta a resistência cultural do povo Guarani-Kaiowá e sua conexão com a terra frente aos desafios modernos. Outra estreia pernambucana muito aguardada é o curta Quatro Pontes, de Tabata de Morais

Formação

Além das sessões de cinema, a 9ª MARÉ oferece uma série de atividades formativas, como a oficina Da Poesia ao Vídeo, ministrada pela cineasta Eva Jofilsan, e O Mundo e o Minuto, comandada por Camila Nascimento. São espaços que propõem o desenvolvimento de habilidades audiovisuais e artísticas, conectando diferentes linguagens e abordagens para a temática ambiental. As oficinas acontecerão no Compaz Leda Alves e no Compaz Dom Helder Camara, respectivamente. As inscrições são gratuitas.

Seminário Maré + Toró

Outra novidade desta edição será o Seminário Maré + Toró – Clima, Tecnologia e Cultura, uma série de debates focados nos grandes temas ambientais. Dentre as discussões estão assuntos como Mar de Plástico – Poluição e Saúde Única, coordenado pela doutoranda e especialista em microplástico, Giulia Bertotti; Construindo Cidades Sustentáveis: Ação Climática e Transformação Urbana coordenada pelo ex-Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti; e Proteção Ambiental e Direitos Culturais, liderado pela cientista climática, Ranielle Vital, presidenta do Instituto Toró, que desenvolve projetos nas áreas de cultura, mudanças climáticas e inovação.

O seminário será transmitido pelo canal do Youtube da MARÉ e do Instituto Toró, a ação visa envolver o público em uma conversa sobre o futuro da sustentabilidade global e a preservação das riquezas naturais e culturais, usando como pano de fundo as obras cinematográficas exibidas nas sessões da mostra.

Portugal

Para o público português, a MARÉ apresenta uma programação especial entre os dias 24 e 26 de novembro, como parte do 23º Encontro Nacional de Ecologia, na Cidade do Porto. Em parceria com o Instituto Pernambuco Porto Brasil, o evento inclui exibições de filmes brasileiros e um workshop de animação voltado para explorar o cinema como ferramenta de educação ambiental. No primeiro dia, o destaque é o workshop Porto Animado, onde serão abordados os princípios de animação com foco em técnicas e no papel do cinema na conscientização ambiental. A programação conta ainda com sessões de filmes de cineastas brasileiros: Mulheres na Conservação, de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa; Tempo de Chuva, de Nani Freire; Sekhdese, de Alice Gouveia e Graciela Guarani; e Marginal, de Alex Miranda, cada um trazendo reflexões sobre questões ambientais, sociais e culturais.

Patrocínio, realização e apoio

A 9ª MARÉ – Mostra Ambiental de Cinema do Recife é patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Governo Federal. Uma realização da Bonsucesso – Cultura e Comunicação, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Prefeitura do Recife. Uma produção de Asaga Audiovisual, Instituto Toró – Clima, Tecnologia e Cultura, Experimento Produções e Lupe Cria. a Mostra também conta com importantes parcerias e apoios, entre eles, estão a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco – SEMAS/PE, Instituto de apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE, Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Pernambuco, Rede COMPAZ do Recife, Instituto Pernambuco – Porto – Brasil, Armazém do Campo e Asa Branca Turismo e Receptivo.

Confira a programação completa da 9ª MARÉ:

PROGRAMAÇÃO 9ª MARÉ – RECIFE
De 11 à 22 de novembro de 2024
www.mare.rec.br

Dia 11/11/2024 (segunda-feira)

OFICINA: DA POESIA AO VÍDEO
Instrutora: Eva Jofilsan
Local: COMPAZ Leda Alves
Horário: 09h às 12h

OFICINA: O MUNDO E O MINUTO
Instrutora: Camila Nascimento
Local: COMPAZ Dom Hélder Câmara
Horário: 09h às 12h

Dia 12/11/2024 (terça-feira)

OFICINA: DA POESIA AO VÍDEO
Instrutora: Eva Jofilsan
Local: COMPAZ Leda Alves
Horário: 09h às 12h

OFICINA: O MUNDO E O MINUTO
Instrutora: Camila Nascimento
Local: COMPAZ Dom Hélder Câmara
Horário: 09h às 12h

TEATRO DO PARQUE
19h – Abertura da 9ª MARÉ
19h30 – Curta: Quatro Pontes, de Tábata Morais (Fic | 18’ | 2024 | PE)
20h – Longa: A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (Doc | 110’ | 2024)

Dia 13/11/2024 (quarta-feira)

OFICINA: DA POESIA AO VÍDEO
Instrutora: Eva Jofilsan
Local: COMPAZ Leda Alves
Horário: 09h às 12h

OFICINA: O MUNDO E O MINUTO
Instrutora: Camila Nascimento
Local: COMPAZ Dom Hélder Câmara
Horário: 09h às 12h

TEATRO DO PARQUE
19h – Abertura
19h30 – Curta: Meu Lugar no Mundo, de Coletivo Erê Sankofa (Doc | 23’ | 2023 | PE)
20h – Longa: Água Capital, de Marcelo Pedroso (Doc | 62’ | 2024 | PE)

Dia 14/11/2024 (quinta-feira)

OFICINA: DA POESIA AO VÍDEO
Instrutora: Eva Jofilsan
Local: COMPAZ Leda Alves
Horário: 09h às 12h

OFICINA: O MUNDO E O MINUTO
Instrutora: Camila Nascimento
Local: COMPAZ Dom Hélder Câmara
Horário: 09h às 12h

LANÇAMENTO DE LIVRO – CINE UFPE
14h – Capitalismo e Sustentabilidade, de Theófilo Rodrigues

CINE UFPE
15h – Abertura
15h30 – Curta: A Menina e o Pote, de Valentina Homem (Ani | 12’ | 2024 | PE)
16h – Longa: A transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (Doc | 130’ | 2023 | SP/PE)

Dia 15/11/2024 (sexta-feira)

BAR SUPER 8
18h – Abertura
18h30 – Sessão de Curtas Povos e Territórios:

  • Serra da Inveja, de Bruna Leite, Henrique Lapa e Ioanna Pappou
  • Entre o Rio e a Praça, de Paulo Pontes
  • Narrativas Históricas Povos Xukuru do Ororubá, de Diego Xukuru e Eduardo Xukuru
  • Caboc’Urbano: Fogo no Canavial, de Jota Carmo
  • Córrego do Ouro: Oralidade e Memória, de Omiyalê Araújo

Dia 16/11/2024 (sábado)

ARMAZÉM DO CAMPO
19h – Abertura
19h30 – Curta: Mulheres na Conservação, de Paulina Chamorro (Doc | 48’ | 2024 | RJ)
20h – Longa: O Sonho de Pepe, de Pablo Trobo (Doc | 86’ | 2024 | Uruguai)
21h30 – Festa de Encerramento DJ Lupe


MARÉ PLAY
Sessão de filmes on-line
De 18 à 22/11/2024 (segunda à sexta)


SEMINÁRIO MARÉ + TORÓ – Clima, Tecnologia e Cultura
De 19 à 21/11/2024

Dia 19/11/2024 (terça-feira)

DEBATE: ECOSSISTEMAS E BIODIVERSIDADE
Tema: Mar de Plástico – Poluição e Saúde Única
Coordenação: Giulia Bertotti
Convidados: Luana Rocha (Ecoassociados), Profª Drª Andreia Neves Fernandes (Laboratório de Processos Ambientais e Contaminantes Emergentes – LAPACE / UFRGS)
Local: Youtube MARÉ
Horário: 19h

Dia 20/11/2024 (quarta-feira)

DEBATE: POVOS E TERRITÓRIOS
Tema: Povos e Territórios – Proteção Ambiental e Direitos Culturais
Coordenação: Ranielle Vital
Convidado: Cacique Marcos Xukuru (Prefeito eleito de Pesqueira/PE)
Local: Youtube MARÉ
Horário: 19h

Dia 21/11/2014 (quinta-feira)

DEBATE: CIDADES E CONFLITOS
Tema: Construindo Cidades Sustentáveis – Ação Climática e Transformação Urbana
Coordenação: José Bertotti
Convidada: Inamara Melo (Coordenadora geral de adaptação à Mudança do Clima – Ministério do Meio Ambiente – MMA)
Local: Youtube MARÉ
Horário: 16h


9ª MARÉ – ETAPA PORTO
INSTITUTO PERNAMBUCO PORTO BRASIL
23º ENCONTRO NACIONAL DE ECOLOGIA
De 24 à 26 de novembro de 2024

Dia 24/11/2024 (Domingo)

16h – Workshop Porto Animado: Princípios naturais dos movimentos
No encontro serão abordados os seguintes temas: história do cinema de animação, técnicas de animação, cinema como uma ferramenta de educação ambiental e exercícios práticos.

19h – Sessão 1: Mulheres na Conservação, de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa (Doc | 48’ | 2023 | Rio de Janeiro | BR)

DIA 25/11/2024 (Segunda-feira)

13h – Sessão 2: Tempo de Chuva, de Nani Freire (37′ | 2023 | Amapá | BR)

19h – Sessão 3: Sekhdese, de Alice Gouveia e Graciela Guarani (Doc | 86’ | 2023 | Pernambuco | BR)

Dia 26/11/2024 (Terça-feira)
13h – Sessão 4: Marginal, de Alex Miranda (Doc | 73′ | 2016 | São Paulo | BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *