Fundado em 19 de novembro de 1992, o restaurante Oficina do Sabor, localizado em Olinda, vai completar 32 anos de atividade ininterrupta. E como já é tradição, o chef César Santos celebrará o aniversário com um jantar especial, no dia 22 de novembro, reverenciando o poder feminino na gastronomia. Vera Ferreira, sous chef da Oficina do Sabor; Flávia Quaresma, Noemia Baiana e Adriana Arregui farão o jantar a oito mãos com direito a boas-vindas, entrada, principal e sobremesa, a partir das 19h.
Com o tema ’32 anos com muita alegria’, o jantar custa R$ 268 por pessoa e dá direito a um prato comemorativo da Boa Lembrança. Além disso, os clientes serão recebidos com drinks de boas-vindas oferecidos pela Campari, Gin Bulldog, além do espumante Terra Nova, da Miolo. Para começar, as chefs Vera Ferreira e Flávia Quaresma oferecem as boas-vindas com bolinho de carne de sol e purê de banana com maionese de coentro, saladinha refrescante de salmão com pepino e caldo verde com crocante de bacon. Na entrada, a chef Noêmia Baiana traz um clássico da Bahia: mini acarajé com vatapá, caruru, salada de tomate verde, pimenta e camarão seco.
Na sequência, os pratos principais chegam por Vera Ferreira, com um saboroso peixe e camarões grelhados ao molho de cajá, acompanhado de arroz de jerimum e batata doce grelhada; e por Flávia Quaresma, que apresenta uma fraldinha de panela sobre purê de mandioca com coco, quiabos salteados com gengibre e farofinha cítrica. Por fim, a chef e confeiteira Adriana Arregui assina a sobremesa, batizada de ‘Bravíssimas’: flor de chocolate belga cinco cores com cama de brownie e calda de caramelo, harmonizado com chocolate Callebaut.
CHEFS CONVIDADAS – A presença de chefs mulheres em posições de destaque na gastronomia brasileira é cada vez maior, em diferentes especialidades. E as chefs convidadas por César Santos para preparar o menu especial de aniversário do Oficina do Sabor têm muita história no universo gastronômico.
Vera Ferreira é sous chef do restaurante Oficina do Sabor, onde começou na cozinha há 25 anos, sendo responsável por saborosos pratos de entrada, principais e sobremesas da casa.
A carioca Flávia Quaresma é chef de cozinha, formada com o Grand Diplôme École Le Cordon Bleu Paris e especialização na École Lenôtre, Bellouet Conseil e INBP. Trabalha em restaurantes, consultorias, festivais, como autora de livros, palestrante, professora e apresentadora de programas de cozinha como “Armazém 41”, “Flávia Quaresma Especial” e “Mesa pra Dois”, com o chef Alex Atala, no canal a cabo GNT. Flávia trabalhou em importantes restaurantes no exterior como Lapérouse e La Bute Chaillot do Chef Guy Savoy, em Paris, Keren em Tel Aviv, e Los Irabien na cidade do México, foi proprietária do restaurante “Carême Bistrô”, onde recebeu diversas premiações. Como consultora, inaugurou o restaurante Eça, na área do Centro do Rio de Janeiro, participou do projeto e da abertura do café e restaurante Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã RJ; consultora pela Casa Firjan, onde projetou e inaugurou o Café Íris, no Palacete Lineu de Paula Machado, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
Noêmia Ribeiro, mais conhecida como Noêmia Baiana, é cozinheira com foco na culinária baiana e brasileira. Nascida na Bahia, reside no Rio de Janeiro há mais de 30 anos, onde vende acarajé no Aterro do Flamengo. Durante sua trajetória na cozinha, trabalhou na residência do Consulado da França no Rio de Janeiro, uma experiência que proporcionou, também, a oportunidade de passar uma temporada na cozinha do Ministério das Relações Exteriores da França, em Paris, onde aprendeu os clássicos da culinária francesa e adquiriu conhecimento sobre novas técnicas e sabores que aplica em suas receitas, mantendo sempre suas raízes nas tradições da culinária brasileira.
Confeiteira, professora de confeitaria e consultora, a pernambucana Adriana Arregui é instrutora do Senac PE, do grupo Barry Callebaut e de diversas marcas do setor da confeitaria nacional, ministrando aulas demonstrativas e práticas de bolo, tortas e doces finos e chocolateria.
OFICINA DO SABOR – Localizado em um charmoso casarão na Cidade Alta, em Olinda, o salão principal do Oficina do Sabor é o espaço mais disputado entre os clientes. O motivo da concorrência pelo local é a deslumbrante vista que se tem para a capital pernambucana e as igrejas seculares que circundam o Sítio Histórico da cidade que hospeda o restaurante. Roteiro certo para os que vão conhecer a cidade-alta, a casa, que tem capacidade para 120 pessoas, é uma viagem inesquecível pelas cores, sabores e aromas das combinações precisas e deliciosas do chef César Santos. A casa ostenta vários prêmios de excelência ao longo da sua história e foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do Brasil, entre os cinco pernambucanos no ranking realizado pela revista Exame.
BOA LEMBRANÇA – A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi fundada em março de 1994, em Petrópolis (RJ), com a proposta de representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais. O Prato da Boa Lembrança é o troféu de colecionador, feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado. Com mais de um milhão e duzentos mil Pratos da Boa Lembrança já produzidos, a Associação possui membros em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade.
Serviço
Jantar especial 32 anos do restaurante Oficina do Sabor
Dia: 22/11/2024
Hora: 19h
Valor: R$ 268 + taxa de serviço (por pessoa/sem harmonização)
Reserva: (81) 3429-3331 | (81) 99207-3524