O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, que fica na comunidade de Chão de Estrelas, no bairro de Peixinhos, Zona Norte do Recife, será palco da mostra de resultados da (de)formação em dança realizada pelo projeto “Corpo Sensível, Trilhas de Criação”, com idealização e coordenação dos artistas da dança Guilherme Allain, Hugo Dubeux e Isabela Severi, e produção executiva de Paloma Granjeiro. O evento acontecerá no sábado (23), a partir das 16h, com apresentação de performances em dança e roda de conversa, com recursos acessíveis de audiodescrição e interpretação em Libras. O acesso é gratuito e livre ao público. O projeto tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE).
A formação em dança, ou “(de)formação” como melhor definem os idealizadores do projeto, teve início no mês de setembro a partir da seleção de um grupo heterogêneo composto por 20 artistas-pesquisadores do corpo com especialização em áreas diversas, a exemplo da dança, do teatro, da música, das artes visuais, do cinema, da psicologia, da assistência social e da medicina.
Durante nove semanas, com início no mês de setembro, o grupo percorreu a trajetória por nove módulos norteados em três eixos: criação, saúde e coletividade, onde puderam investigar e encontrar as suas próprias formas, movimentos e processos criativos dentro da linguagem corporal artística.
Além dos coordenadores Guilherme Allain, Hugo Dubeux e Isabela Severi, os encontros também tiveram a facilitação dos artistas da dança Orun Santana, Silvia Góes, Marcela Felipa, Luiz Gallego e Iara Izidoro, em módulos e dinâmicas distintas que aconteceram em três espaços do Recife: Daruê Malungo, Paço do Frevo e Compaz Eduardo Campos.
Mostra de performances em dança – No sábado (23), como resultado de todo esse processo investigativo do corpo sensível, da ancestralidade, das memórias, dos movimentos, do corpo-cidade-mundo, dos encantos, da performance, das narrativas e do audiovisual, o Daruê Malungo abre as portas para colocar no mundo as obras artísticas que foram despertadas a partir da imersão no projeto “Trilhas de Criação”.
A programação se inicia com a mostra final de resultados, que será composta por performances coletivas em dança desenvolvidas pelos artistas-pesquisadores. Após a apresentação, em roda de conversa com os artistas o público poderá conhecer um pouco mais sobre como foram desenvolvidos os processos de criação das performances. O evento será acessível e inclusivo para todas as pessoas com recursos de tradução em Libras e Audiodescrição.
PROGRAMAÇÃO:
16h às 18h – Mostra Final de Resultados “Corpo Sensível, Trilhas de Criação” com apresentação de performances em dança do grupo de artistas
18h às 19h – Roda de conversa entre artistas e público
FICHA TÉCNICA:
Idealização do projeto e Coordenação geral: Guilherme Allain, Hugo Dubeux, Isabela Severi
Produção Executiva: Paloma Granjeiro
Artistas-criadores: Ana Lua, André Marinho, Anu, Bruna Desirêe Reis de Aguiar, Camila Martins Ribeiro, Diana Altino, Dia Vieira, Isabela Umbuzeiro, Jares Silva, Julha Lucas, Júlia Arruda, Lane Luz, Lucinha Tavares, MAR, Marlan Cotrim, Nando Luz, Vivian Marvel, Yone Sánchez
Artistas-facilitadores: Guilherme Allain, Hugo Dubeux, Isabela Severi, Iara Izidoro, Luiz Gallego, Marcela Felipe, Orun Santana e Silvia Góes
Iluminação: Natalie Revoredo e Artur Marinho
Fotografia: Samia Emerenciano
Vídeo: Gabriela Oliveira
Assessoria de Comunicação: Dea Almeida (Alcateia Comunicação)
Audiodescrição: Danielle França e Ruan Carlos
Consultoria de audiodescrição: Roberto Cabral
Interpretação em libras: Yastricia Santos e Joana Rosas
Consultor de acessibilidade: Michell Platini
Apoio: Paço do Frevo, Compaz, Daruê Malungo
SERVIÇO:
Mostra de resultados “Corpo Sensível, Trilhas de Criação”
Data: 23 de novembro (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo (Rua Passarela, 18-A , comunidade Chão de Estrelas, bairro de Peixinhos, Zona Norte do Recife)
Entrada: gratuita e livre ao público de todas as idades
Acessibilidade: tradução em Libras e Audiodescrição
Instagram: @trilhasdecriacao