A pandemia de AIDS ainda não acabou. Somente no Brasil, quase 11 mil pessoas morreram em decorrência do avanço da infecção pelo HIV em 2022, segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, publicado no ano passado. No Nordeste, Pernambuco foi o segundo estado com mais óbitos naquele ano (515), atrás apenas da Bahia (604). Em 2023, foram notificados 20.237 casos de HIV no país. O mês de dezembro é nacionalmente conhecido por ser um período de combate e de visibilidade da infecção. Com a campanha Dezembro Vermelho, a ONG Gestos — Soropositividade, Comunicação e Gênero reforça suas ações de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS com uma ampla agenda de eventos.
Para marcar o mês, a organização, que atua há 31 anos no fortalecimento dos direitos humanos, preparou um evento de encerramento dos projetos do grupo de ativismo jovem da instituição, já nesta sexta-feira (29), no Club Metrópole; um ato político-cultural acontece no domingo, 1º de dezembro, data em que comemora-se o Dia Mundial de Combate à AIDS, com Som na Rural, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo; e a festa do tradicional Bazar Solidário, na próxima sexta-feira (6), na Gestos, com pocket show de Barbarize, DJ e venda de roupas, acessório e sapatos — toda a renda deste dia será revertida para as ações da ONG.
Barbarize é um grupo musical e multi artístico idealizado com fortes referências no afrobeat, afropop, afrotrap, manguebeat e cultura funk brasileira, mesclando música, teatro e dança, com mensagens de resistência
Além disso, a Gestos participa do “Seminário Estadual de HIV e AIDS em PE: superar a discriminação e garantir direito”, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na terça dia 3 e do “V Simpósio Multidisciplinar em HIV/AIDS de Caruaru”, na quarta dia 11. Entre os dias 16 e 18, a instituição desembarca em Brasília para o Fórum Nacional do Índice de Estigma.
Neste Dezembro Vermelho, a Gestos também veicula uma campanha de conscientização sobre HIV/AIDS na TV Globo, em rede nacional, e participa do especial da Globo News “Além do Diagnóstico”, que vai ao ar de 2 a 6 de dezembro.
Confira mais abaixo a agenda completa.
O DESAFIO DO ESTIGMA — Quarenta anos após a primeira fase da pandemia de HIV, o maior desafio da atualidade não são as novas tecnologias e os tratamentos, os avanços da ciência são irrefutáveis. A urgência hoje é transpor as barreiras do estigma, que ainda impedem a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e os cuidados, e conseguir superar as desigualdades sociais, de raça e de gênero, assim como ampliar o acesso à PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) de forma rápida e ampla.
A PrEP é uma das estratégias de prevenção ao HIV, um medicamento utilizado por pessoas que não vivem com o vírus, mas que estão em maior risco de exposição. Saiba mais aqui.
A pesquisa “Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS” de 2019 mostrou que 64,1% das pessoas brasileiras entrevistadas já tinham sofrido alguma forma de estigma ou discriminação e 46,3% já tinham sido afetadas por comentários discriminatórios ou especulativos, enquanto 41% disse ter sido alvo de comentários feitos por membros da própria família.
Uma nova pesquisa “Índice de Estigma” está sendo desenvolvida e, pela primeira vez, será possível comparar dados como esses e entender como, em 2024, o estigma e a discriminação ainda são barreiras para superar o HIV no país. O projeto é apoiado e operado pela Gestos, pelo Unaids, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), pela Fiocruz e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
AGENDA GESTOS | DEZEMBRO VERMELHO
LUBRIFICUNT
Encerramento das atividades do GT Jovem da Gestos
Com Combinaball, exposição de artes visuais, exibição da segunda temporada do programa Ponto G, DJs Punny e Kunoichi e show de Amun Há
Sexta, 29 de novembro
19h
No Club Metrópole (Rua das Ninfas, 125 – Boa Vista, Recife-PE)
Ingressos pelo Sympla
DIA MUNDIAL DE ENFRENTAMENTO À AIDS
Evento político-cultural
Som na Rural com DJ Punny
Domingo, 1º de dezembro
16h – 19h
Praça do Arsenal
SEMINÁRIO ESTADUAL
Seminário Estadual de HIV e AIDS em PE: superar a discriminação e garantir direitos
Terça, 3 de dezembro
13h – 18h
Alepe (auditório Ênio Guerra)
BAZAR SOLIDÁRIO
Evento beneficente com pocket show de Barbarize, DJ, bazar de roupas, acessórios e sapatos, bingo, comes e bebes
Sexta, 6 de dezembro
17h – 21h
Na Gestos (Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista)
Ingressos beneficentes: R$ 10, no Sympla
Toda a renda será revertida para ações da Gestos
SIMPÓSIO DA PREFEITURA DE CARUARU
V Simpósio Multidisciplinar em HIV/AIDS de Caruaru
Quarta, 11 de dezembro
8h – 17h
FÓRUM NACIONAL DO ESTIGMA INDEX
16 a 18 de dezembro
9h – 18h
Casa da ONU, em Brasília
Fotocapa: Divulgação