A série de performances LEBRES, realizada pela Cia. Etc. em vias públicas, terá três novas sessões, nesta sexta-feira (6), uma em Jaboatão dos Guararapes e duas no Recife. Às 15h, o espetáculo Memória do Mundo será encenado em frente ao Teatro Samuel Campelo (Jaboatão). Já às 17h20, a montagem Escape acontecerá na Praça do Derby, próximo ao BRT (Recife). Por fim, às 19h, a Rua Mamede Simões (Recife) será palco da performance Tempo Morto. As intervenções de dança, no meio da rua, contarão com um registro audiovisual acompanhado de Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
Marcelo Sena e Filipe Marcena, artistas e diretores artísticos da companhia, são os criadores da série, que terá culminância em um espetáculo com estreia marcada para 2025. Segundo Filipe, as vias públicas foram escolhidas como palco das performances por serem ambientes que reproduzem o modo acelerado da cidade. “As três intervenções de LEBRES têm a proposta de promover uma discussão corporal sobre a velocidade, o ritmo, a espera, a pressa, e a angústia de estar constantemente atrasado”, explica o artista.
Para Marcelo Sena, os 24 anos de companhia nos fez refletir sobre o que significa existir neste mundo. “Qual o lugar para a dança, a arte, o lazer, o delírio e o ócio? O livro O Tempo das Lebres: Ensaio sobre um Rebento Contemporâneo, do professor de filosofia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), José Antônio Feitosa Apolinário, propõe esse mergulho. Inspirados nesta obra, e em diálogo com o autor, identificamos um campo de interesse para a criação das intervenções”, reforça o diretor artístico.
LEBRES conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Todos os vídeos gravados durante as sessões serão disponibilizados no site da Cia. Etc.
ETC. E O TEMPO – Ao longo das mais de duas décadas de história, a companhia acumulou um trabalho contínuo em videodança, artes sonoras e diferentes formatos, como espetáculos, performances, intervenções urbanas, instalações coreográficas, publicação de livro e projetos de formação.
São anos dedicados às criações que incorporam a acessibilidade comunicacional em sua poética. Alguns exemplos são o espetáculo TANDAN!, idealizado para crianças cegas; e a investigação de dança e videodança para pessoas surdas.
Também mantém o podcast Rádio Etc., criado em 2012, e tem a sua sede própria, algo raro entre companhias de dança.
A Etc. já circulou pela América Latina, América do Norte e Europa, numa trajetória firmada no reconhecimento nacional e internacional conquistado pelas suas iniciativas em dança e videodança.
A pesquisa sobre o ritmo desenfreado se dá também no dia a dia da companhia, por meio de seleções para editais e festivais, ou na busca por caminhos sustentáveis, como a articulação de uma rede de criadoras e criadores e a tentativa de inserção na cadeia produtiva da cultura. Tudo feito num ambiente muito instável e sem garantias.
“É importante ressaltar que, até este edital da Lei Paulo Gustavo, a Cia. Etc. não havia recebido qualquer apoio da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, mesmo estando sediada há mais de uma década no município”, pontua Marcelo Sena.
“Temos consciência do quanto companhias de dança como a nossa têm um valor simbólico para a cultura jaboatonense, pernambucana e brasileira. Este projeto é também uma forma de manter viva a Cia. Etc., além de alcançar novos públicos e aprofundar a construção do conhecimento por meio da dança”, conclui Filipe Marcena.
Serviço:
Performances LEBRES, da Cia. Etc.
Sexta-feira (6), em três horários (15h, 17h20 e 19h)
Vias públicas de Jaboatão dos Guararapes (1) e do Recife (2)
Gratuito
Mais informações: Instagram @ciaetc ou no site da Cia. Etc
Sexta-feira (6)
15h – Memória do Mundo
Frente do Teatro Samuel Campelo
Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro, Jaboatão
17h20 – Escape
Praça do Derby – próximo ao BRT
Avenida Agamenon Magalhães, Derby
19h – Tempo Morto
Rua Mamede Simões, Santo Amaro
Próximo ao Parque 13 de Maio
FICHA TÉCNICA DE LEBRES
Direção e performance: Filipe Marcena e Marcelo Sena
Assistência de direção: Foster
Figurino: Marc Andrade
Adereço: Altino Francisco
Trilha sonora: Marcelo Sena
Vídeo: Raphael Malta
Fotografias: Anderson Stevens
Edição de vídeo: Filipe Marcena
Assistência de produção: Carlos Lima e Lorena Cronemberg
Assessoria de imprensa: Marcus Iglesias
Identidade visual: Aurora Jamelo
Site: Alux Net
Assessoria contábil: Mayara Menezes
Administração: Hudson Wlamir
Realização: Lei Paulo Gustavo – Jaboatão dos Guararapes
Foto: Carlos Meia