Neste domingo, dia 8 de dezembro, os olhos dos fiéis se voltam para Nossa Senhora da Conceição, uma das representações mais amadas da Virgem Maria. No Recife, a devoção atinge seu ápice no Morro da Conceição, que celebra seus 120 anos de fé, onde milhares de pessoas se unem em celebração a data, em um misto de fé, tradição e emoção.
Durante toda semana, fiéis se reuniram para participar de missas, realizar confissões, pagar promessas e buscar conforto espiritual. Mas você sabe quando o vínculo dessa tradição começou?
A HISTÓRIA
O vínculo de Nossa Senhora da Conceição com o Morro da Conceição começou no século XIX, quando a região, ainda pouco habitada, recebeu uma pequena capela dedicada à santa. O local, elevado e de difícil acesso, rapidamente se tornou um ponto de peregrinação.
De acordo com as informações fornecidas pelo Santuário do Morro da Conceição, o grande marco veio em 1904, quando a Arquidiocese de Olinda e Recife decidiu instalar no morro uma estátua da Imaculada Conceição. A escultura, encomendada na França, foi trazida em partes e montada no topo do morro para celebrar os 50 anos da proclamação do dogma.
Com mais de 3 metros de altura, a estátua representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.
A partir daí, o local que antes era chamado de Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros e passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição, ganhou notoriedade, atraindo fiéis de toda a cidade e do estado. A cada ano, o número de devotos que visitam o local só cresce.
Confira a programação da Festa do Morro da Conceição deste domingo (8):
- Confissões:
7h às 11h30
- Santas Missas:
0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h (Santuário)
1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h (Palco)
- Procissão de encerramento
14h30 (Concentração no Cais do Apolo)
- Show do Frei Damião Silva:
17h (Palco)
- Missa de encerramento:
19h
Segunda-feira (9): Missas Pós-Festa às 10h30, 16h e 19h30.
Reprodução: Diário de Pernambuco; Fotocapa: Rafael Vieira/DP Foto/ Arquivo