Buscando acolher e oferecer momentos de bem-estar para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus cuidadores, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, realiza o “Dia SER: cuidando do cuidador”. O evento acontece nos dias 14, 16, 17 e 18 de dezembro e a programação conta com atendimentos de saúde gratuitos e palestras. Os interessados devem se inscrever por meio do link https://sereduc.com/RvUckF.
A iniciativa é do Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (NATEA). No primeiro dia, as palestras abordam autocuidado, terapia ocupacional e qualidade de vida diária, cuidado com a alimentação de pessoas com TEA e a importância da ecoterapia. Todas acontecem no bloco C da Instituição de Ensino Superior (IES), no auditório Capiba.
Além disso, há a oportunidade de visitar o novo espaço da Clínica-Escola de Psicologia e a entrega de vouchers para os atendimentos de saúde, que acontecem em 16, 17 e 18 de dezembro. Os serviços ofertados para os cuidadores são liberação miofascial, quick massage e orientações jurídicas sobre os direitos dos pacientes diagnosticados com TEA. Para crianças de até 12 anos com o Transtorno, há atendimento psicomotor e odontológico. Eles são realizados nas Clínicas-Escola de Fisioterapia e Odontologia, no Núcleo de Práticas Jurídicas e na Academia-Escola da IES.
“Reconhecemos a importância e a necessidade de também oferecer suporte para as pessoas que dedicam suas vidas ao cuidado de crianças com TEA. Devido à rotina corrida, muitas vezes, elas esquecem de si mesmas. O Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista demonstra o nosso empenho em oferecer apoio e bem-estar a todos”, explica Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora nacional dos cursos de Saúde do grupo Ser Educacional – mantenedor da UNINASSAU.
Para a Diretora Acadêmica do grupo Ser Educacional, Simone Bérgamo, o NATEA desempenha um papel essencial no atendimento às necessidades dos cuidadores. “Por meio de ações como o Dia SER, oferecemos atendimentos gratuitos, palestras e um ambiente acolhedor, proporcionando suporte prático e emocional às famílias que convivem com o TEA. Além de beneficiar diretamente a comunidade, essas iniciativas fazem parte das atividades do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, que alia a entrega de serviços à sociedade com a formação dos nossos alunos. Ao participarem, os estudantes vivenciam a prática profissional, ampliam sua visão social e desenvolvem competências fundamentais para sua trajetória acadêmica e sua carreira”.
Serviço
Dia SER: cuidando do cuidador
Palestras – Bloco C, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 778;
Atendimento Psicomotor – Academia-Escola, na Rua Guilherme Pinto, 265;
Atendimento Odontológico – Clínica-Escola de Odontologia, na Rua Guilherme Pinto, 265;
Liberação miofascial e quick massagem – Clínica-Escola de Fisioterapia, na Rua Ana Angélica, 45;
Orientações jurídicas – Núcleo de Práticas Jurídicas (Bloco C), localizado na Rua Joaquim Nabuco, 778.
Foto: UNINASSAU/Rosivaldo Vitorino
Boa tarde.
Iniciativas como o ‘Dia SER’ são essenciais para lembrar que o autocuidado dos cuidadores é tão importante quanto o cuidado com as pessoas com TEA. Acolher aqueles que se dedicam diariamente faz toda a diferença! Parabéns ao NATEA por essa abordagem tão humana e necessária
Boa tarde.
Iniciativas como o ‘Dia SER’ são essenciais para lembrar que o autocuidado dos cuidadores é tão importante quanto o cuidado com as pessoas com TEA. Acolher aqueles que se dedicam diariamente faz toda a diferença! Parabéns ao NATEA por essa abordagem tão humana e necessária