Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Empreendedoras periféricas protagonizam 1ª Perifeira do Pina, na Zona Sul do Recife

Empreendedoras periféricas protagonizam 1ª Perifeira do Pina, na Zona Sul do Recife

O empreendedorismo se tornou a solução para dez mulheres negras e periféricas que moram no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. E, neste sábado (14), a partir das 14h, elas serão as protagonistas da primeira Perifeira, uma feira pensada para impulsionar negócios que oferecem serviços diversos na própria comunidade.

A construção vai além de uma feira na rua, pois o evento se destaca pela expressão da personalidade das perifeirantes em seus determinados talentos profissionais. Entre as selecionadas, está a nails designer Maria Eduarda Monteiro, proprietária da Monteiro Nails, criada em 2021.

“A Monteiro Nail surgiu de uma curiosidade e virou uma possibilidade de uma vida melhor. Com meu negócio busca sempre usar as unhas como forma de comunicar a personalidade e isso inspirou o surgimento do projeto chamado Nail Personality, abraçado por artistas do meu bairro”, explica a proprietária da Monteiro Nails.

Há serviços de diferentes segmentos sendo oferecidos, sendo na alimentação, beleza, moda e bem-estar. Nascida e criada na região pesqueira, a empreendedora Luciana Silva aborda a temática sustentável na marca Moda Mangue. Há seis anos ela faz reuso de escamas de peixe, redes de pesca, conchas e outros itens visto como lixo para criar peças exclusivas e com a cara da Brasília Teimosa.

“A importância de um trabalho como nosso é formar uma aliança uma aliança de compromisso social e ambiental para que nós pessoas periféricas que vivemos na beira da Maré, que usa a própria concha dos mariscos do sururu para fazer aterro para ter onde morar e começa a perceber que é possível fazer outros usos, repaginando esses resíduos. A importância desse trabalho é a busca constante pela pelo belo e pela justiça social”, argumenta Luciana Silva, gestora da Moda Mangue.

Além delas, também estarão na Perifeira as empreendedoras Duda Lopes (Duda Nails), Naara Tati (Xique Xique 081), Jeisse Kelly (Jkonfeiteria), Edsandra Chaves (Criola Braids), Isabelle Caldas (Criações Òdàrà), Mayza Lima (barbeira autônoma), Marta Fernandes (Studio Marta Fernandes) e Andreia Batista (Spa Cantinho da Paz).

Todas as dez participantes do projeto passaram por um ciclo formativo, realizado em três encontros no Compaz Atriz Leda Alves, localizado no Pina, Zona Sul do Recife. Na ocasião, as selecionadas passaram pela Roda de Conversa e Acolhimento, Gestão de Marca no Instagram para Tempos Reais e Conexões que transformam: Empreendedorismo e Impacto Positivo.

“Foi de grande importância esse momento de trocas e saberes com a equipe e tantas outras integrantes da Perifeira. Nos fortalecemos e nos conectamos, entendendo nossa potência e força. Foi muito enriquecedor e transformador. Acredito que com toda essa potência, a Perifeira tem sido uma virada de chave para todas as feirantes”, relata Naara Tati, gestora da loja online Xique Xique 081.

“A Perifeira ofereceu vários encontros onde conseguimos nos conhecer melhor, aprender e destacar nossos talentos e habilidades, mostrando que, juntas, somos uma força poderosíssima no mundo dos negócios. A união de mulheres periféricas nos faz desafiar os estereótipos de gênero e raça além de promover a igualdade no mercado de trabalho”, destaca a confeiteira Jeisse Kelly, gestora da JKonfeitaria.

O Compaz do Pina também abrigará a 1ª Perifeira do Pina. “É uma ferramenta para conectar a economia criativa através do empreendedorismo feminino e que reflete a resistência e a dignidade dessas pessoas envolvidas. É um projeto que fala das pessoas e que impacta a comunidade do Bode por meio da valorização da identidade local e os insumos desse lugar”, explica Mari Passos, idealizadora da Perifeira.

Diálogo e atrações culturais

A programação da 1ª Perifeira do Pina contará com uma culminância regada a boa música, painel formativo e valorização da cultura popular. O painel “Mulheres que transformam: empreendedorismo feminino e impacto social” receberá a pesquisadora e ganhadeira da Dùn Ajeun, Tayná Passos, e a CEO da Pajubá Tech, Luana Maria. A mediação será por parte da antropóloga e produtora cultural Maria Rocha.

Entre as atrações culturais confirmadas, estão o Baque Mulher, grupo formado apenas por mulheres e nascido na comunidade do Bode. Ainda terá o encanto e alegria da cantora Michelle Monteiro, que trará um repertório recheado de música popular brasileira para a festa. Também haverá muita dança e malemolência junto com o Baile Charme Rec, um grupo de danças urbanas que celebra a negritude periférica recifense.

“Será um momento de celebração da força da periferia como um local de abundância e inventividade. Além da feira, a culminância traz essa carga, pois nosso território é repleto de empreendedoras de música. Isso é riqueza”, afirma Mari Passos.

Idealizado por Mari Passos e com produção executiva de Jamile Passos, o projeto recebe incentivo financeiro do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Cultura. Saiba mais informações no Instagram da Perifeira (@perifeira_).

Serviço
Evento: 1ª Perifeira do Pina
Local: Compaz Atriz Leda Alves, localizado no Pina, Zona Sul do Recife
Dia: 14 de dezembro de 2024
Horário: a partir das 14h
Programação cultural:
16:00 Baque Mulher
17:00 Painel “Mulheres que transformam: empreendedorismo feminino e impacto social” – Convidadas: Tayná Passos e Luana Maria | Mediação: Maria Rocha
18:00 Michelle Monteiro
20:00 Baile Charme Rec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *