Um retrato dos aspectos arquitetônicos, históricos e artísticos do Convento de São Francisco de Assis, fundado em 1585, no Sítio Histórico de Olinda, poderá ser visto no livro “A Venerável Ordem Terceira de São Francisco em Olinda”, de autoria do respeitado arquiteto e historiador, José Luiz Mota Menezes (in memorian), professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL). A obra será lançada na próxima terça (17), às 15hs, no Convento Franciscano, situado à rua de São Francisco, nº 280, no Carmo.
O evento de lançamento é aberto ao público em geral e contará com a participação do vice-ministro da Ordem Terceira, Rosildo Pires; do historiador e formador da Ordem, George Cabral; da arquiteta Luciana Menezes, primogênita do autor; de Clarisse Fraga, produtora executiva responsável pelo projeto de organização do livro; e do fotógrafo Josivan Rodrigues, responsável pelo ensaio fotográfico que serve como guia para os textos do livro. Na ocasião, haverá uma breve apresentação da obra para o público presente com o auxílio de uma intérprete de Libras oportunizando assim, o acesso para as pessoas com deficiência auditiva. O evento também será uma oportunidade para quem deseja conhecer e visitar o Convento.
A publicação traz um recorte bem específico da Venerável Ordem Terceira, que se instala no conjunto arquitetônico em 1711, cuja capela, dedicada a São Roque – também conhecida como a capela da Ordem Terceira dos Fiéis leigos de São Francisco, encontra-se disposta de modo perpendicular à igreja do Convento. O modelo se configura como uma solução arquitetônica específica dos conventos franciscanos do Nordeste brasileiro. A Capela de São Roque é ricamente ornamentada e possui forro em madeira com detalhe em artesoado – guarnecido com artesãos. Além do uso religioso, o lugar é também utilizado com fins turísticos, festivos e profissionais.
A obra integra uma série de publicações sobre edificações religiosas, de reconhecido valor cultural, a exemplo dos livros: “Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares do Recife”, e “A Quinta Noite: as pinturas sobre Santa Teresa de Jesus, na Ordem Terceira do Carmo – Recife”, lançados recentemente pelo autor.
Como já evidenciado em obras anteriores do autor, o livro não tem o intuito apenas de fazer uma análise técnica sobre o acervo, mas também, de ser um instrumento de divulgação e valorização de bem cultural tombado com registro no Livro de Belas Artes v. 1, sob o n.º 189, em 22 de julho de 1938. “Trata-se do acervo artístico de um dos conjuntos arquitetônicos religiosos mais belos de Pernambuco. Publicações como essa trazem grandes benefícios no tocante à preservação do Patrimônio do Estado, oferecendo à sociedade um instrumento de difusão, preservação e salvaguarda da memória de nossos bens culturais, agregando conhecimento e informações aos amantes da história, arquitetura e da cultura do nosso povo. É um livro que traz informações além das que já foram publicadas por outros autores”, revela Clarisse Fraga.
A edição é uma forma de enaltecer e fomentar uma análise da representação da presença franciscana no Estado através das pinturas existentes no interior da Capela de São Roque, que remetem ao final do Século XVIII.
O PROJETO
Serão produzidos mil exemplares da obra, acompanhado de um livro em formato PDF acessível, disponibilizado através de QR Code que pode ser facilmente acessado por smartphones, sendo uma ação sustentável e de amplo acesso, que possibilita à pessoa com deficiência visual acessar o conteúdo através de softwares leitores de tela, que fazem a narrativa em áudio. Desse total, 50 deles serão entregues ao Funcultura e 250 distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas do Estado, assim como órgãos voltados à Educação e Cultura, além da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e associações de pessoas com deficiência visual. Os demais exemplares serão vendidos ao público em geral ao preço de R$ 40.
O CONJUNTO FRANCISCANO DE OLINDA E A ORDEM TERCEIRA
Situado no Sítio Histórico de Olinda, ladeado por casarios que remetem a distintos períodos da arquitetura, encontra-se o Conjunto Arquitetônico do Convento de São Francisco de Assis, e nele, a Capela de São Roque, destaque da publicação do pesquisador e autor José Luiz Mota Menezes. A construção inicial desse conjunto religioso deu-se com a chegada da Ordem Franciscana no Brasil, com data de 1585, com projeto de autoria do frei Francisco dos Santos, chegando a ser considerado o exemplar franciscano mais antigo do país. A singularidade desse conjunto franciscano está no modo como foram articulados seus vários blocos construídos. Já a capela da Ordem Terceira teve sua construção iniciada em 1711, de modo perpendicular à Ordem Primeira, sendo essa disposição típica da Escola Franciscana do Nordeste.
O conglomerado arquitetônico foi construído e dividido em três blocos, sendo a última área correspondente à Ordem Terceira, situada a norte do conjunto, em que apenas é permitido o livre acesso à nave e capela mor de São Roque. O arco de transição da capela para a nave da Igreja de Nossa Senhora das Neves foi trabalhado com rica talha e a sacristia com pinturas que remetem a fins do século XVIII. Sabe-se que as pinturas ocupam grande importância nos interiores das igrejas no Brasil. Elas eram muitas vezes trazidas por artistas ou através das ordens religiosas ou demais interessados.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “A venerável Ordem Terceira de São Francisco de Olinda” do arquiteto e historiador José da Mota Menezes (in memorian)
Dia: 17/12 (Terça-feira)
Hora: 15hs
Local: na Igreja do Convento de São Francisco de Assis, no Sítio Histórico de Olinda.
Distribuição gratuita:
Parte dos exemplares terão distribuição gratuita para escolas e bibliotecas públicas de Pernambuco, assim como outros órgãos voltados à Educação e Cultura, além da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e associações de pessoas com deficiência visual.
Venda:
Os demais exemplares serão vendidos ao público em geral por R$ 40 no www.bureaudecultura.com.br/livros.
Fotocapa: Josivan Rodrigues