O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços na garantia de direitos da população caruaruense, consolidando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) como uma referência em políticas públicas voltadas a proteção e à inclusão social.
Na política de Assistência Social, principal pilar da SDSDH, foram realizadas importantes entregas estruturais, como o novo prédio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua e do Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua – Pernoite/Albergue. Essas ações permitiram a realização de 59.472 atendimentos por meio do Centro POP e 10.922 acolhimentos nas unidades de pernoite e integral.
Além disso, a entrega do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pau Santo somou-se aos esforços dos dez CRAS que, juntos, realizaram 135.853 atendimentos entre janeiro e novembro de 2024.
No campo da garantia de direitos de crianças e adolescentes, foi instituído através do Decreto 038/2024 o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. A partir dessa iniciativa, teve início a construção do Protocolo e Fluxo de Atendimento Integrado, fortalecendo a rede de proteção social.
O combate à insegurança alimentar também teve avanços significativos. Em 2024, a SDSDH inaugurou a Fábrica de Alimentos do Sistema Único de Assistência Social (FASUAS),importante equipamento na garantia de alimentos saudáveis e de apoio aos serviços socioassistenciais; a Cozinha Comunitária da Vila do Aeroporto, que serviu 11.200 refeições em menos de três meses, como também a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). A participação do município na Estratégia Alimenta Cidades, um dos seis municípios selecionados no estado de Pernambuco, reforçou o compromisso na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.
Outro marco foi a criação do Núcleo de Apoio e Fortalecimento em Direitos Humanos Luiz Gama, instituído através do Decreto 019/24, o qual realizou 551 atendimentos ao longo do ano. No âmbito do esporte e qualidade de vida, os programas da secretaria registraram 244.352 atendimentos entre janeiro e novembro.
Já no âmbito da Habitação de Interesse Social, 3.226 atendimentos para Regularização Fundiária e Urbana (REURB -S), com ações de apoio às pessoas e famílias e garantia dos direitos sociais.
A SDSDH encerra 2024 com a conquista do Selo Unicef – Edição 2021/2024, um reconhecimento que reafirma o compromisso de Caruaru com a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
“Esses resultados são fruto de um trabalho integrado, planejado e comprometido, que reafirma nosso compromisso com a construção de uma Caruaru mais justa, humana e inclusiva”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes.