Em um momento histórico e de grande emoção, o prefeito reeleito Simão Durando e seu vice, Ricardo Coelho, foram empossados na noite desta quarta-feira (1°). Pela primeira vez na história da cidade, a cerimônia de posse foi realizada em pleno coração da periferia. O evento aconteceu na comunidade do João de Deus, na zona norte, um gesto simbólico com as áreas mais populares da cidade. Na solenidade tomaram posse também todos os vereadores eleitos.
Ao tomar posse, Simão fez questão de ressaltar o sucesso dos oito últimos anos através do trabalho iniciado com ex-prefeito Miguel Coelho, que trouxe um novo tempo para Petrolina. Ele destacou as grandes ações e obras em infraestrutura, educação, saúde, social e mobilidade que transformaram a cidade sertaneja, conquistando destaques nacionais.
“Hoje, depois desses oito anos transformadores, iniciamos um novo governo, com o mesmo grupo, mas com uma simbologia diferente. Temos uma enorme responsabilidade, governar a cidade que passou a ser a maior do interior de Pernambuco. Hoje, somos a locomotiva que conduz o desenvolvimento para o interior. Promovemos o impossível, invertemos a rota, fizemos que todos olhassem para cá, para o semiárido, para a última cidade no mapa de Pernambuco. Mas agora podemos dizer que não somos mais a última. Na verdade, hoje, Petrolina é a primeira cidade, é daqui que a prosperidade e os sonhos estão irrigando Pernambuco”, declarou, emocionado, durante seu discurso.
A escolha do local para a posse não foi apenas simbólica. De acordo com o prefeito reeleito, sua administração será marcada por um governo descentralizado, que levará, ainda mais, em consideração as necessidades e desejos da população das periferias. No local, Simão anunciou ainda um pacote de investimentos para o bairro João de Deus no valor de R$ 14 milhões em equipamentos educacionais, duplicação de avenida, pavimentação de rua e construção de praça.
“Agora é hora de trabalhar, principalmente pelos que mais precisam do poder público. Não vamos ficar apenas nessa solenidade, no gesto e no simbolismo. Como primeiro ato de governo estamos assinando cerca de R$ 14 milhões em investimentos para o João de Deus. Porque este grupo nunca agiu apenas com palavras e gestos, nossa maior marca é o trabalho e continuará sendo nos próximos quatro anos, com Ricardo Coelho ao meu lado, com Miguel, Fernando Filho, Antonio, nosso eterno senador Fernando Bezerra, vereadores, lideranças, e principalmente, com o povo”, completou Simão.
Emocionado, Simão encerrou seu discurso reafirmando seu compromisso com o novo ritmo de trabalho pela cidade, destacando que o objetivo é continuar alçando novos voos em qualidade de vida para a população petrolinense e desenvolvimento para o município. “Prometo trabalhar cada dia desses quatro anos com a mesma dedicação e paixão como se fosse o primeiro dia. Petrolina seguirá invertendo a lógica do desenvolvimento, o orgulho do Sertão e de Pernambuco. E nós vamos trabalhar para que todo esse esforço seja para oferecer oportunidade e desenvolvimento para todos, sem exceção. O nosso trabalho será pra toda nossa gente. O tempo do trabalho continua. A mudança não vai parar. Vamos todos juntos seguir fazendo história”, concluiu
Perfil: Simão Amorim Durando Filho é natural de Petrolina, e filho do ex-prefeito Simão Amorim Durando e de Josefa Durando, é casado com Alinne Monteiro Cavalcante Durando, pai de duas filhas: Giovanna e Ana Luh. O prefeito é bacharel em Publicidade e Marketing, pela Faculdade FATEC de São Paulo, e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral. Ainda constam em seu currículo cursos de extensão pelo Instituto Brasiliense de Direito (IDP): Extensão em Orçamento Público, extensão em Gestão de Pessoas e Gestão em Licitações e contratos.
Em sua vida política, foi secretário parlamentar do deputado federal Fernando Filho, pela Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de diretor do Sest Senat, unidade de Petrolina, e secretário de Governo e Agricultura do município de Petrolina. Simão foi eleito vice prefeito em 2020 e assumiu a cadeira do poder executivo em 2022, após o atual prefeito, Miguel Coelho, renunciar o mandato para disputar o governo estadual.