Aninha da Ferbom, primeira mulher eleita prefeita de Nazaré da Mata, deu início, nesta quinta-feira (2), à instalação do Gabinete de Monitoramento e Auditoria Interna. A iniciativa, que conta com a participação do vice-prefeito Rostand Negromonte, e dos Secretários Municipais, marca os primeiros passos de sua gestão, e tem como objetivo realizar um diagnóstico detalhado da situação do município, abrangendo aspectos financeiros, administrativos, sociais, de infraestrutura e serviços públicos. A medida, que se estenderá até sexta-feira (3), busca preencher lacunas deixadas pela gestão anterior, que não forneceu informações completas durante o período de transição.
A auditoria envolve a análise de contratos, balanços financeiros e condições de escolas, postos de saúde e outros equipamentos públicos. Além disso, fotos e vídeos estão sendo registrados para documentar a situação atual da cidade, compondo um relatório que será disponibilizado à população na próxima semana. O documento também será enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Governo Federal. Segundo a prefeita, essa transparência é essencial para garantir que os moradores estejam cientes do panorama encontrado e das ações que serão tomadas para melhorar o município.
Aninha reforçou o compromisso de sua gestão com a eficiência e a responsabilidade administrativa. O relatório gerado pela auditoria será utilizado para planejar as ações prioritárias do governo, com foco na melhoria dos serviços públicos, como saúde, educação e transporte, além de orientar a captação de recursos junto aos governos estadual e federal. “Estamos iniciando nossa gestão com seriedade, trabalhando com a verdade e mostrando ao povo de Nazaré da Mata o que será feito para avançar”, afirmou.
A prefeita ressaltou que esse primeiro ato reflete o compromisso de sua administração com a transparência e o diálogo constante com a população. Ela destacou que o diagnóstico será fundamental para alinhar o planejamento do governo às reais necessidades do município, garantindo que cada decisão seja tomada de forma responsável e transparente.
Foto: Eduardo Oliveira