Com as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU) abertas até esta terça-feira (21), os alunos precisam tomar uma decisão rápida e mais bem informada possível. Os cursos mais concorridos costumam refletir áreas de grande prestígio ou alta demanda no mercado de trabalho. Medicina, Direito, Engenharia Civil, Psicologia e Ciência da Computação estão entre os mais disputados, com notas de corte que frequentemente ultrapassam os 800 pontos. Esses cursos também estão relacionados às instituições de ensino superior com as melhores avaliações no Ministério da Educação (MEC).
A avaliação do MEC, realizada por meio do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), mede a qualidade dos cursos e das instituições. Esses índices consideram fatores como infraestrutura, desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a qualificação do corpo docente. “Cursos de instituições como a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) são frequentemente bem avaliados, refletindo a excelência acadêmica”, exemplifica o professor de biologia do Colégio CBV, Daniel Senna.
Na hora da escolha, é essencial que o candidato busque informações sobre a qualidade dos cursos e das universidades. Ferramentas como o portal e-MEC, o Inep Data e o site oficial do Sisu oferecem informações detalhadas sobre as avaliações do MEC. “Fazer essa busca ajuda substancialmente a identificar instituições e cursos de qualidade, permitindo escolhas mais bem detalhadas e alinhadas aos objetivos acadêmicos e profissionais do estudante”, ressalta o professor.
O ENADE, que avalia o rendimento dos alunos no final da graduação, é uma ferramenta valiosa. O portal do Inep disponibiliza relatórios detalhados sobre o desempenho das instituições, permitindo ao estudante avaliar a qualidade específica do curso que deseja. “A análise dos resultados do ENADE é fundamental para entender as forças e fraquezas das universidades em áreas específicas do conhecimento”, salienta Senna.
Para escolher o curso no SISU é recomendável equilibrar a preferência pessoal com informações objetivas sobre qualidade acadêmica. O estudante pode buscar também opiniões de ex-alunos e avaliar aspectos como localização, custo de vida e oportunidades de estágio. Além disso, o candidato pode acompanhar a sua colocação em tempo real durante o período de inscrição. Todo esse cuidado garantirá uma decisão mais consciente e alinhada com o que se pretende vivenciar com os estudos na graduação e o ingresso no mercado de trabalho.