A 99ª edição da tradicional Festa de São Sebastião e o 1º Festival do Tomate do Distrito de Sapucarana, na zona rural de Bezerros, no Agreste pernambucano, foram um sucesso no último final de semana. O evento, realizado entre os dias 14 a 16 de fevereiro de 2025, contou com atrações musicais, exposições, comercialização de produtos, concurso de culinária, desfile, palestras, visita de estudantes, leilão, orientação e oferta de crédito rural, degustação de produtos, entre outras atividades.
“Bezerros é destaque em Pernambuco e no Brasil com sua produção de tomate, e Sapucarana é um dos lugares que nos proporcionou fazer tudo isso acontecer. Foram três dias incríveis e nos quais mostramos um pouquinho da nossa riqueza cultural, gastronômica, turística, de produção e principalmente a força do nosso povo. Somos uma terra de gente forte e feliz. Em 2026, estaremos fortalecidos para promover uma festa ainda mais linda. Convido todos a virem nos visitar e conhecer a grandeza da nossa terra. Bezerros espera por vocês de braços abertos o ano todo”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
A programação festiva começou na sexta-feira (14), com ações na Arena do Tomate, espaço criado pela Prefeitura de Bezerros, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, para promover a exposição e comercialização de produtos rurais, além de um museu do tomate e degustação de bebidas e comidas feitas a partir do fruto. Estudantes da rede municipal de ensino fizeram uma visita de campo nas estufas da comunidade e aprenderam um pouco mais sobre o potencial agrícola do município.


Também foram realizadas palestras voltadas para os agricultores e produtores rurais, um mutirão de serviços da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, um momento de escuta das demandas da população local, doação de mudas e uma homenagem especial para o produtor José Antônio (Nó Cego), representante do Distrito de Sapucarana, e ao empreendedor Luciano Monteiro (Casa do Plantio), que há anos incentiva e apoia os agricultores e produtores bezerrenses.
Já no sábado e domingo (15 e 16, respectivamente), além das atividades mencionadas acima, houve mutirão da saúde, aulão de dança, gincanas e um concurso gastronômico, com pratos feitos a partir do aproveitamento do tomate. Antes da competição, as participantes receberam uma formação pela Sala do Empreendedor para manusear o tomate e utilizá-lo nas mais diversas receitas culinárias. O concurso, que teve como objetivo incentivar a geração de uma renda extra, contou com a participação de seis mulheres da comunidade, sendo que a 2ª e 1ª colocadas foram premiadas com a receita mais saborosa e criativa.



Em seu último dia, o evento recebeu atividades esportivas e um concurso de beleza que elegeu a Garota do Tomate 2025. A jovem Joyce Pereira (1º lugar) foi a grande vencedora do concurso, que premiou ainda Anabel Silva (2º lugar) e Clarice Lima (3º). Os três dias de festa também tiveram shows artísticos com Bruninho Lima, Laura Martins, Batista Lima, Elian do Acordeon, Michel Diniz, Malla 100 Alça, Samara Costa e Amigos Sertanejos.
Vale lembrar que Bezerros tornou-se o maior produtor de tomate de Pernambuco, 2º maior do Nordeste e está entre os 20 maiores do Brasil. A safra 2024/2025 foi de mais de 63 mil toneladas do fruto, com cerca de 900 hectares plantados, aproximadamente 200 produtores e mais de 5 mil famílias beneficiadas direta e indiretamente com a produção agrícola do tomate.