A Biblioteca Municipal Álvaro Lins, reinagurada em 2024, tem se tornado uma referência para várias cidades de Pernambuco. Com uma estrutura completa de cordelteca, livros em braille, salas de escritores caruaruenses e um acervo de livros raros, o espaço tem se tornado um ponto popular para visitas técnicas de profissionais de toda a região. Nesta quarta-feira (13), Dia Nacional do Bibliotecário, a ação foi realizada por professores de Altinho, que buscaram inspiração no ambiente reformulado.
A professora Wedja Barros, integrante do movimento de Escolas Públicas, elogiou a troca de conhecimentos. “Estamos imensamente satisfeitos com o trabalho que é realizado aqui. Isso nos estimula a revitalizar a cultura nas nossas bibliotecas, sobretudo, a cultura relacionada à literatura de cordel, ao trabalho que é fruto dessa cultura popular”, afirmou.
Além de serem apresentados à estrutura do espaço, os visitantes tiveram a oportunidade de conversar sobre as dificuldades e possibilidades das bibliotecas públicas e conhecer algumas das estratégias adotadas em Caruaru. O encontro contou, ainda, com um momento cultural, com declamação de poesias caruaruenses pelo poeta Jefferson Moisés.
“Essa visita demonstra a importância da Biblioteca Municipal Álvaro Lins e como ela se tornou um marco pra nossa região, um modelo a ser seguido, que, com certeza, vai atingir outras cidades e levar o nome de Caruaru como referência para outros lugares. Este é um solo sagrado, que vamos sempre utilizar para ler, dialogar e fomentar a cultura e os saberes”, celebrou o coordenador dos Museus e Bibliotecas Públicas de Caruaru, George Pereira.
Bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia e registrado no Conselho de sua região.
Para ser bibliotecário tem que ter graduação em Biblioteconomia e ser registrado no conselho. A Prefeitura de Altinho tá toda errada, não existe Professor Bibliotecário.
Bibliotecário é o profissional que possui formação no curso superior de Biblioteconomia que dura 4 anos. É o único profissional que possui habilitação e prerrogativas para ser responsável pela coordenação de uma biblioteca.
Alguém sabe me informar se eu, com a graduação de Biblioteconomia consigo exercer a função de “Professor de Ciências”?
O que eu quero falar com isso, é que existe uma habilitação regulamentada pelo CRB (para se chamar de Bibliotecário (a)). Vergonha demais para minha classe, ler uma matéria dessas.
Pessoal, boa noite, peço que corrijam a matéria porque a função de bibliotecário e professor são completamente diferentes. Não tenho nada contra a classe dos professores, mas fico indignada quando os mesmos se afastam da sala de aula e buscam tomar espaços destinados a profissionais que realmente se qualificaram para trabalhar em uma biblioteca.
O ofício de bibliotecário não é meramente emprestar livros, muito mais do que isso, consiste na organização, gestão e disponibilização de informações e recursos informacionais. O bibliotecário realiza diversas tarefas, como catalogação, classificação, indexação, pesquisa e promoção do acesso à informação, contribuindo para a preservação do conhecimento e a democratização do acesso ao saber. Será que os estimados professores têm competência para realizar essas atividades, ou estão esperando aposentadoria?
Não existe professor bibliotecário. Existe professor e existe bibliotecário. Isso é um absurdo.