Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

UPAs de Pernambuco abrem novos leitos pediátricos de sala vermelha para atendimentos de doenças respiratórias

UPAs de Pernambuco abrem novos leitos pediátricos de sala vermelha para atendimentos de doenças respiratórias

  • Saúde

Seguindo o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda reforça o atendimento pediátrico de emergência para o período de sazonalidade das doenças respiratórias. Com o reforço da pasta, a organização social de saúde já viabilizou a abertura de 25 novos leitos de sala vermelha em sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que gerencia: Nova Descoberta (4), Caxangá (4), Caruaru (3), Cabo de Santo Agostinho (2), Engenho Velho (4), Paulista (4) e Torrões (4).

A decisão se dá em função do já conhecido aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes de até 14 anos após o período do Carnaval. A estrutura é destinada a pacientes que aguardam transferência para a Unidade de Terapia Intensiva. Cada um dos leitos conta com suporte avançado de respirador, monitor de sinais vitais e bomba de infusão.

Em Pernambuco, o período sazonal dos vírus respiratórios ocorre entre março e agosto, impulsionado por fatores como clima, alta umidade e maior exposição das crianças a ambientes fechados. Esse cenário aumenta o risco de casos graves, internações e óbitos, além de sobrecarregar a demanda por leitos de UTI e enfermaria.

O aumento na procura pela assistência de pacientes com até 14 anos já se mostra evidente: apenas nos dez primeiros dias de março, as quatro UPAs que já estão com os leitos de sala vermelha abertos registraram mais de mais de 1.800 atendimentos pediátricos. E o reforço para esse suporte também chega através do incremento em Recursos Humanos, com a contratação temporária de profissionais médicos pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“As UPAs são a principal porta de entrada dos casos de doenças respiratórias nas crianças. Observando o cenário epidemiológico do período de sazonalidade, que em nosso estado acontece entre os meses de março e agosto, e seguindo o Plano de Contingência da SES-PE, temos a chance de ampliar a retaguarda dos hospitais pediátricos e fortalecer o enfrentamento desses agravos em saúde”, reforça o diretor superintendente geral da Fundação, Luiz Alberto Araújo.

QUALIFICAÇÃO – Para aprimorar a resposta a emergências pediátricas deste período de sazonalidade e seguindo a recomendação da SES-PE, a partir do dia 14 de março, a Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda vai promover, para 120 profissionais médicos dessas unidades, o ‘Curso Teórico-Prático em Atendimento à Criança com Quadro Respiratório Agudo Grave’, ministrado pelos especialistas Roberto Casado, Adriana Amorim e Hélder Leite. Na qualificação, serão abordados o manejo pediátrico de Insuficiência Respiratória, sequência rápida de intubação e reanimação cardiorrespiratória, além de aulas práticas de intubação traqueal, manobras de reanimação com bonecos articulados e simulações realísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *