Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Aulão de Defesa Pessoal para mulheres une cuidado com solidariedade em prol do Hospital de Câncer de Pernambuco

Aulão de Defesa Pessoal para mulheres une cuidado com solidariedade em prol do Hospital de Câncer de Pernambuco

  • Bem-Estar

Um dia dedicado ao combate à violência física e psicológica contra a mulher, marcado também por muita solidariedade, será realizado no domingo (27), das 8h às 12h. O Clube Internacional do Recife será palco de um aulão inédito de defesa pessoal – Técnicas Corporais de Legítima Defesa –, exclusivo para mulheres a partir de 16 anos. A ação é promovida pelo Grupo SAFE (Serviços e Assessorias em Funções Emergenciais).

A entrada é solidária: apenas 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência em tratamento oncológico no estado. As inscrições são feitas online, por meio do link: https://forms.gle/KJGt78RUrqUgXGFK8. As vagas são limitadas.

O aulão tem como objetivo capacitar mulheres a compreender e utilizar o próprio corpo como uma ferramenta eficaz de proteção, por meio de técnicas de defesa pessoal desenvolvidas a partir de estudos aprofundados de casos reais. A SAFE é composta, em sua maioria, por profissionais que integram ou já integraram o quadro de instrutores da Secretaria de Defesa Social (SDS). Essa é a mesma equipe responsável pela realização do primeiro — e até hoje único — curso de defesa pessoal voltado especificamente para mulheres policiais civis, realizado em 2013.

Os profissionais são qualificados para ministrar palestras e cursos sobre temas como:

  • Defesa pessoal (técnicas de legítima defesa);
  • Controle de pânico e evacuação de locais confinados e/ou cercados;
  • Combate e prevenção a incêndios, acidentes domiciliares e empresariais;
  • Suporte emergencial à vida (primeiros socorros).

A programação também inclui uma palestra introdutória sobre violência física e psicológica contra a mulher, intitulada “Violência física/psicológica contra a mulher, na perspectiva da defesa de si mesma e do que julgar merecedor”. A apresentação abordará estratégias de enfrentamento sob a ótica da legítima defesa, seguida por um treino prático com técnicas acessíveis a todas as participantes — inclusive aquelas que nunca tiveram contato prévio com esse tipo de atividade.

As participantes deverão usar tênis com cadarço e vestir roupas leves e confortáveis, semelhantes às utilizadas em academias ou práticas de artes marciais. Recomenda-se, se possível, manter as unhas curtas e utilizar prendedores de cabelo feitos de material não rígido. A atividade não exige experiência prévia — apenas disposição para aprender a evitar e se desvencilhar de situações que possam representar risco de lesões e/ou outros danos.

Além do foco na prevenção da violência, o aulão tem um propósito social. “Nosso objetivo é proporcionar às mulheres um momento de aprendizado e autonomia, ao mesmo tempo em que ajudamos uma causa nobre. É um evento único, feito por profissionais altamente qualificados e comprometidos, com anos de experiência, que esperam mobilizar o maior número de pessoas em torno dessa causa”, afirma um dos instrutores da SAFE, Marcílio Gomes, com mais de 20 anos formando agentes de segurança em todos os campos de ensino da SDS, conteudista, responsável técnico e instrutor principal no curso para as policiais civis (2013).

Empresas interessadas em apoiar o evento podem entrar em contato com o organizador, Marcílio Gomes, pelo número (81) 98457-7909.

Serviço: 

Aulão de Defesa Pessoal para Mulheres

Quando: Domingo, 27 de abril de 2025

Horário: Das 8h às 12h

Onde: Clube Internacional do Recife – R. Benfica, 505, Madalena, Recife/PE

Público: Mulheres a partir dos 16 anos

Entrada: Doação de no mínimo 2kg de alimentos não perecíveis.

Inscrições: https://forms.gle/KJGt78RUrqUgXGFK8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *