Um dos parques mais tradicionais e históricos da Zona Norte do Recife, o Sítio da Trindade, em Casa Amarela, será palco da segunda edição do projeto Vem Passarinhar Recife, que acontece neste sábado (26), a partir das 7h. A atividade, gratuita e aberta a todas as idades, reúne interessados em conhecer e observar a vida das aves na cidade, estimulando práticas de educação ambiental e conexão com a natureza urbana. O ponto de encontro será na entrada do parque, na Estrada do Arraial, próximo à casa da administração.
Fenômeno em crescimento em diversas cidades do mundo, a observação de aves tem sido reconhecida não apenas como uma forma de lazer, mas também como uma importante ferramenta de conservação, ciência cidadã e turismo sustentável. No Recife, o projeto tem revelado a diversidade de espécies que habitam as áreas verdes urbanas. Só no Sítio da Trindade, uma área preservada de 6,5 hectares, já foram registradas 47 espécies diferentes, entre elas a bela coruja murucututu, sabiás, sanhaços, periquito-rei e pica-paus.
A programação inclui uma trilha guiada com apoio de binóculos e luneta, seguida pela Conversa de Passarinheiro, um momento de troca de saberes e experiências. Nesta edição, o bate-papo contará com a participação especial de Benjamim Barbosa, um jovem observador de aves de apenas 10 anos, que falará sobre a família dos ardeídeos – da qual fazem parte as garças e socós. Os biólogos da equipe também abordarão o uso da observação como estratégia de conservação.



Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio do link que será disponibilizado no perfil @vempassarinharrecife. O projeto faz parte de um movimento nacional iniciado pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em 2014. Em Pernambuco, é uma realização da AVIVA Ecoatividades, e esta edição conta com o apoio do Parque Sítio da Trindade, da Água Mineral Santa Joana e da Prefeitura do Recife.
“É muito gratificante ver que podemos estimular a criação deste novo canal de comunicação, aprendizado e de contato das pessoas com a natureza e das pessoas umas com as outras”, afirma Ludmila Portela, realizadora do projeto. “A observação de aves junta tudo isso: socialização, amor e cuidado com a natureza e sentimento de pertencimento. Ou seja, passarinhar é coisa séria e faz um bem danado.”
Mais informações:
@vempassarinharrecife
Sítio da Trindade
Endereço: Estrada do Arraial, 3259 – Casa Amarela