Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Quer passarinhar? Projeto gratuito movimenta parque da Zona Norte do Recife neste sábado (26)

Quer passarinhar? Projeto gratuito movimenta parque da Zona Norte do Recife neste sábado (26)

  • Diversão

Um dos parques mais tradicionais e históricos da Zona Norte do Recife, o Sítio da Trindade, em Casa Amarela, será palco da segunda edição do projeto Vem Passarinhar Recife, que acontece neste sábado (26), a partir das 7h. A atividade, gratuita e aberta a todas as idades, reúne interessados em conhecer e observar a vida das aves na cidade, estimulando práticas de educação ambiental e conexão com a natureza urbana. O ponto de encontro será na entrada do parque, na Estrada do Arraial, próximo à casa da administração.

Fenômeno em crescimento em diversas cidades do mundo, a observação de aves tem sido reconhecida não apenas como uma forma de lazer, mas também como uma importante ferramenta de conservação, ciência cidadã e turismo sustentável. No Recife, o projeto tem revelado a diversidade de espécies que habitam as áreas verdes urbanas. Só no Sítio da Trindade, uma área preservada de 6,5 hectares, já foram registradas 47 espécies diferentes, entre elas a bela coruja murucututu, sabiás, sanhaços, periquito-rei e pica-paus.

A programação inclui uma trilha guiada com apoio de binóculos e luneta, seguida pela Conversa de Passarinheiro, um momento de troca de saberes e experiências. Nesta edição, o bate-papo contará com a participação especial de Benjamim Barbosa, um jovem observador de aves de apenas 10 anos, que falará sobre a família dos ardeídeos – da qual fazem parte as garças e socós. Os biólogos da equipe também abordarão o uso da observação como estratégia de conservação.

Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio do link que será disponibilizado no perfil @vempassarinharrecife. O projeto faz parte de um movimento nacional iniciado pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em 2014. Em Pernambuco, é uma realização da AVIVA Ecoatividades, e esta edição conta com o apoio do Parque Sítio da Trindade, da Água Mineral Santa Joana e da Prefeitura do Recife.

“É muito gratificante ver que podemos estimular a criação deste novo canal de comunicação, aprendizado e de contato das pessoas com a natureza e das pessoas umas com as outras”, afirma Ludmila Portela, realizadora do projeto. “A observação de aves junta tudo isso: socialização, amor e cuidado com a natureza e sentimento de pertencimento. Ou seja, passarinhar é coisa séria e faz um bem danado.”

Mais informações: 

@vempassarinharrecife

Sítio da Trindade 

Endereço: Estrada do Arraial, 3259 – Casa Amarela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *