O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) abraça, neste mês de maio, a campanha Maio Cinza, voltada para a conscientização sobre a detecção precoce do câncer cerebral. Com sintomas iniciais muitas vezes sutis e semelhantes a doenças menos graves — como dores de cabeça, tontura e lapsos de memória —, o tumor cerebral é um dos desafios na luta contra o câncer.
De acordo com o neurocirurgião do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Dr. Frederico Tavares, a dificuldade no diagnóstico precoce é um dos principais riscos da doença. “Alguns sinais, como mudanças no padrão da dor de cabeça, alterações visuais, tontura, fraqueza nos membros e dificuldades na fala, podem indicar a presença de um tumor. É essencial estar atento às mudanças e buscar orientação médica rapidamente”, reforça o especialista.
Entre outros sintomas a serem observados estão: crises convulsivas, alteração das funções neurológicas como por exemplo perda da força e tato dos membros, perda da audição, visão turva, problemas na fala, dificuldade de raciocínio e compreensão, mudanças comportamentais, dificuldade de equilíbrio e sonolência acentuada.
O câncer cerebral pode ter origem no próprio cérebro ou ser resultado de metástases, quando células cancerígenas de tumores como mama e pulmão atingem o sistema nervoso central. Embora mais comum em pessoas acima dos 60 anos, a doença pode acometer todas as faixas etárias, variando conforme o subtipo do tumor.