Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Saúde nos Terreiros realiza ação em Águas Compridas com serviços gratuitos para a comunidade

Saúde nos Terreiros realiza ação em Águas Compridas com serviços gratuitos para a comunidade

  • Saúde

A manhã dessa terça-feira (13) foi cuidado e acolhimento no terreiro do Babalorixá Pai Edson Edgar de Oyá, localizado em Águas Compridas. A ação integra o programa Saúde nos Terreiros, promovido pela Secretaria de Saúde do município, e levou à população local atendimento médico, citologia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de vacinação contra gripe.

A iniciativa acontece semanalmente, sempre às terças-feiras, com o objetivo de aproximar os serviços de saúde das comunidades de matriz africana e quilombolas de Olinda, respeitando suas tradições e garantindo acesso a direitos básicos de forma acolhedora.

Programa pioneiro que fortalece os terreiros como espaços de cuidado

Criado em 2018, o Saúde nos Terreiros teve sua primeira ação no Quilombo Urbano do Xambá e, desde então, se consolidou como uma política de atenção específica da cidade. O diferencial do programa é utilizar os terreiros como espaços legítimos de promoção da saúde, tanto para os integrantes das casas quanto para os moradores do entorno.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, Carmem Cavalcanti, a proposta é promover o cuidado integral e o enfrentamento ao racismo institucional. 

“Pensamos no terreiro como espaço de cuidado e também como estratégia para desmistificar preconceitos. Isso fortalece a comunidade e combate o racismo religioso e estrutural”, destacou.

O modelo de Olinda é pioneiro no país. Em julho de 2023, o município apresentou a experiência como referência nacional na Mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’, congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS), consolidando o formato como exemplo de política pública inovadora e sensível às realidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *