No dia 31 de maio, a Zona Rural de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, recebe a primeira edição do Festival Telúrico de Arte e Agroecologia. O evento, inédito na região, propõe uma vivência sensível entre arte, agricultura sustentável e educação ambiental, reunindo música autoral, cinema, práticas agroecológicas e atividades sensoriais voltadas para toda a família. A programação será realizada no CSA Biodinâmica – Espaço Agricultural de Cultivos Artísticos, a partir das 16h.
Com uma proposta de reconexão com a terra, o Festival Telúrico convida o público a refletir sobre a relação entre cultura e cultivo, corpo e território, arte e alimento. Idealizado pelo produtor cultural e técnico em agroecologia Luiz Carvalho Gallego, o projeto parte da premissa de que a agricultura é também um fazer cultural, que atravessa a vida humana para além do viés econômico.
Programação de Cinema – Além da música, o festival apresenta uma edição especial da “MACO – Mostra Agrícola de Cinema Orgânico”, com uma seleção de filmes que abordam a vida no campo, a alimentação e a sustentabilidade. A mostra amplia as possibilidades de entretenimento e propõe um olhar mais sensível e profundo sobre os modos de vida ligados à terra, estimulando a reflexão sobre práticas alimentares conscientes e o vínculo entre cultura e natureza.
Para estimular o acesso da comunidade local, o Festival Telúrico oferecerá entrada gratuita para moradores dos bairros da região; Espaço 21 e Pitanga. Também estarão disponíveis duas opções de ingressos pagos – individual ou dupla – com vagas limitadas a 100 participantes. “Queremos semear a ideia de que a terra, e o que fazemos com ela, é parte de nossa vida, de nossa cultura, do nosso modo de ser”, destaca o idealizador do projeto, Luiz Carvalho Gallego.
Festival Telúrico de Arte e Agroecologia
📅 31 de maio de 2025 | ⏰ A partir das 16h
📌 CSA Biodinâmica – Espaço Agricultural de Cultivos Artísticos
📍 Rua Basquete – Zona Rural de Abreu e Lima (Espaço 21)
📍 Link Maps para o local: https://maps.app.goo.gl/AnRV2ogBDvj6HP276
🎟️ Ingressos limitados | Entrada gratuita para moradores do entorno