Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Prefeitura do Recife garante Espaço de Proteção para acolher crianças e adolescentes durante o São João

Durante o São João, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vai oferecer um Espaço de Proteção voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação, que já vem sendo realizada nos últimos anos, integra o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e tem caráter preventivo e protetivo, garantindo um ambiente seguro e estruturado para meninas e meninos que possam estar expostos ao trabalho infantil, especialmente no comércio informal dos polos juninos.

A estrutura funcionará até o dia 29 de junho, na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, localizada na Estrada do Arraial, nº 2900, bairro de Casa Amarela.

O atendimento será realizado:

  • Sextas-feiras: das 18h às 2h
  • Fins de semana e feriados: das 14h às 2h

O acesso ao espaço será feito por meio das equipes de Abordagem Social da Prefeitura, que atuarão nos polos festivos do bairro do Recife, Sítio Trindade e polos descentralizados. Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil serão identificados e encaminhados ao local, após orientação e acompanhamento das famílias. A entrada será realizada mediante cadastro, assinatura e fotografia do responsável legal, e o acolhimento será voltado para crianças de até 15 anos.

A secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pâmela Alves, reforça que o espaço é uma estratégia essencial para assegurar os direitos da infância durante o período festivo. “Durante as festas, quando há maior circulação e informalidade dos serviços, é fundamental termos um local seguro, estruturado, com atendimento qualificado para as crianças em situação de vulnerabilidade. Além do espaço de proteção, este ano, teremos uma novidade! Em parceria com o Instituto Primeira Infância Plantar Amor – o PIPA, iremos oferecer o ‘Dia da Alegria’, no dia 23 de junho, com uma programação especial com diversas atividades recreativas e com espaço voltado para às mamães amamentarem também.”, afirma Pâmela Alves.

Estrutura

Com uma equipe de 55 profissionais por dia, composta por cuidadores, oficineiros, psicólogos, assistentes sociais, educadores, motoristas e pessoal de apoio, o Espaço de Proteção contará com infraestrutura completa para acolher as crianças com dignidade. A unidade dispõe de cozinha equipada, refeitório, sala de descanso climatizada com televisão, banheiros adaptados — um deles com chuveiro exclusivo para crianças — sala de escuta qualificada e um terraço para oficinas e lazer.

As crianças receberão alimentação adequada ao longo do dia, com refeições e lanches preparados para garantir o bem-estar e atender às necessidades nutricionais. Na parte pedagógica, a proposta é assegurar o direito ao brincar, à convivência e à expressão, por meio de oficinas criativas e atividades lúdicas, como contação de histórias, jogos cooperativos, pintura, modelagem, leitura, desenho e artesanato com miçangas. Todas as ações são adaptadas às diferentes faixas etárias atendidas, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança.

Conscientização nos polos descentralizados

Além do acolhimento oferecido no espaço fixo, a Prefeitura do Recife também estará presente nos polos descentralizados com ações de conscientização, incluindo panfletagem, conversas com o público e a distribuição de mais de 50 mil materiais informativos, como folders e leques. A iniciativa tem como objetivo alertar sobre os riscos do trabalho infantil e divulgar os canais de denúncia, fortalecendo a rede de proteção integral às crianças e adolescentes.

Inspirada nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate ao trabalho infantil, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população, fortalecendo a cultura de proteção e promoção dos direitos da infância. A iniciativa também destaca a importância da responsabilidade compartilhada entre o poder público, as famílias, as comunidades e as instituições.

Politicas sobre drogas

Também foram iniciadas as ações de fiscalização e orientação desde a semana passada, com atividades educativas voltadas para a redução de danos relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas, nos bairros do Recife e Sítio Trindade. A iniciativa tem como objetivo promover o cuidado, orientar sobre o uso consciente e reduzir os riscos à saúde, com foco na proteção social.

Nesta semana, iniciou-se uma nova frente de atuação: uma mobilização educativa contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, com o objetivo de conscientizar comerciantes e reforçar a fiscalização para coibir o consumo precoce de álcool por adolescentes. As equipes atuarão nos polos descentralizados, com abordagens nos dias 22 e 23 em Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro; e nos dias 27 e 28 em Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *