“Pernambuco é um Estado que tem uma cultura popular muito forte”, destacou a governadora Raquel Lyra durante visita ao Alto do Moura, em Caruaru, na tarde deste sábado (21) que antecede o São João. Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, secretários e lideranças políticas, a gestora cumprimentou moradores e visitantes da “Capital do Agreste” e almoçou em um tradicional restaurante regional.
“É claro que eu não poderia, como governadora, deixar de pisar os pés aqui, no Alto do Moura, no berço do artesanato de barro onde Mestre Vitalino viveu. O governo está apoiando o São João de Caruaru, como também está fazendo em Surubim, em Arcoverde, em Petrolina, em Carpina e em mais de 70 cidades pernambucanas. Assim nós conseguimos movimentar a economia, gerar emprego e gerar renda no São João mais seguro da nossa história”, pontuou Raquel Lyra.
“A gente tem que ressaltar a importância do apoio do Governo do Estado em todo São João, e no Alto do Moura, é claro. O apoio da Polícia Militar, por exemplo, é fundamental para que tenhamos um São João movimentado, alegre e seguro”, contou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2025 – Focada na proteção de pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está coordenando uma grande operação de segurança em Caruaru. Na cidade, ao todo, serão mais de 12.300 lançamentos extras de servidores das forças policiais, com atuação em tempo real por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No total, o investimento em segurança durante o ciclo junino em Pernambuco chega a R$ 8,4 milhões, com mais de 46 mil postos de trabalho criados para a operação.
No Alto do Moura, a SDS realiza o monitoramento aéreo, com emprego de drones, complementando o monitoramento no Pátio de Eventos, além dos sobrevoos nos principais focos por helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Já durante a noite desse sábado (21), a Governadora foi até Gravatá. Em 2025, segundo a prefeitura do município, a expectativa é que 1 milhão de pessoas prestigiem o ‘Arraiá da Felicidade’ durante todo o ciclo junino, que ontem contou com apresentações de artistas como Wesley Safadão e Bruno e Marrone. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a festa ao lado da gestora no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.
“O Estado inteiro está em festa, somos a capital do Brasil neste momento. É aqui que a gente tem o maior e melhor São João do mundo. É o São João de rua, com as pessoas podendo brincar com tranquilidade, trazendo as famílias. Estamos vestidos de festa, não só trazendo as pessoas que são daqui, mas também aquelas que vêm de fora”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O prefeito de Gravatá, Padre Joselito, agradeceu o apoio do Governo do Estado à tradicional festa do ciclo junino gravataense. “É um prazer enorme receber a governadora e a vice-governadora aqui em Gravatá, onde estamos juntos fazendo essa linda festa de São João. Agradecemos por todo o apoio que Gravatá está recebendo”, afirmou.
SEGURANÇA – Para o São João 2025 em Gravatá, a Secretaria de Defesa Social montou uma grande operação que conta com reconhecimento facial, drones, delegacia móvel e reforço no efetivo policial. Na cidade a segurança será ampliada com 896 lançamentos extras de efetivo policial e um investimento superior a R$ 150 mil por parte do Governo de Pernambuco para fortalecer as ações ostensivas e preventivas na cidade durante o período festivo.
Além do investimento no efetivo, o destaque da operação fica por conta do uso do reconhecimento facial, tecnologia que auxilia na identificação de pessoas com pendências judiciais. Nos principais pontos de animação, como o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar (Polo Principal) e o Polo da Sanfona, localizado na Avenida Joaquim Didier, serão instalados Pontos de Observação Elevados (POEs), proporcionando uma visualização estratégica das áreas mais movimentadas.
Já o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atuará com equipes posicionadas estrategicamente para realizar atendimentos pré-hospitalares, ações de combate a incêndios e outras ocorrências de emergência.