Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Mutirão do Agora Tem Especialistas realizará 191 atendimentos para pacientes do SUS em Pernambuco

  • Saúde

O Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam, neste sábado (5), a partir das 8h, o ‘Dia E – Ebserh em Ação’, mutirão do Agora Tem Especialistas, que ocorrerá de forma simultânea em todos os hospitais universitários federais, que são 100% SUS. Com foco em áreas prioritárias do programa – como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher -, a mobilização será nacional,  destinada a milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), para os quais serão realizadas 10,3 mil cirurgias eletivas, consultas e exames previamente agendados.

Em Pernambuco, pacientes que aguardavam por procedimentos especializados serão atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). No estado, 191 atendimentos estão agendados em diversas especialidades, sendo 45 cirurgias e 146 exames. Os mutirões fazem parte de um conjunto de ações do Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde, reduzindo a fila de espera por serviços especializados.

 “Serão 45 hospitais universitários mobilizados em todo o país, com a maior variedade de procedimentos já ofertada em um único esforço nacional do SUS. Nunca tivemos algo tão diverso, tão abrangente e com tanta capilaridade”, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Padilha ressalta ainda a importância da parceria com o Ministério da Educação e a Ebserh. “O envolvimento dos hospitais universitários federais, coordenados pela Ebserh, é decisivo para garantir a formação de novos especialistas e a ampliação da capacidade de atendimento à população”, afirma. 

Em Pernambuco, o mutirão deste sábado (5) será acompanhado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvia Costa Filho, e pelo diretor- presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), André Longo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *