O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) mais uma vez se destaca no cenário nacional de boas práticas no Judiciário. Treze projetos desenvolvidos por magistrados e servidores do Estado foram selecionados para a edição 2025 do Prêmio Innovare, um dos mais importantes reconhecimentos da Justiça brasileira. Além dos projetos institucionais, quatro juízes do TJPE também concorrem individualmente com iniciativas na categoria Juiz. O resultado do Prêmio, que está na sua 22ª edição, será anunciado no final do ano, numa cerimônia nacional, em Brasília (DF).
A participação do TJPE nesta edição tem se destacado com a seleção de diversos projetos em diferentes áreas, incluindo tecnologia e enfrentamento a violência contra a mulher. As iniciativas selecionadas na categoria Tribunal foram: Acordo de Cooperação Técnica entre o TJPE e a Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Pernambuco; Aplicativo TJPE+; Nioj Maria da Penha; Ferramenta de Automação Expedito; Programa de Incubação Decola Ideias; Programa Justiça Aqui; Ferramenta de Automação Laura; Projeto Transcender: Justiça e Inclusão; e Solução de Inteligência Artificial Bastião.
Na categoria Juiz concorrem os seguintes projetos: Curatela 360° – Justiça Integral Em Um Só Dia, Juíza Mariana Flores Matos; Otto – Inovação em Inteligência Artificial para Suporte Interno no Judiciário, Juiz Caio Souza Pitta; Projeto ProSiga – Proteção da Saúde Integral e Globalizada de Crianças e Adolescentes, Juiz Marcos Franco Bacelar; e A Utilização do Visual Law Enquanto Ferramenta da Transformação da Comunicação Jurídica nas Medidas Protetivas de Urgência, Juíza Priscila Vasconcelos Areal.
Sobre o Prêmio Innovare
Criado há 22 anos, tem como principal objetivo reconhecer e disseminar boas práticas que transformam o sistema de Justiça brasileiro. Realizado pelo Instituto Innovare, o prêmio conta com o apoio de instituições como o Supremo Tribunal Federal, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao longo de sua história, o Innovare já mapeou mais de mil práticas inovadoras, muitas delas surgidas em regiões remotas e depois replicadas nacionalmente. O programa valoriza a criatividade, a eficiência e o potencial de transformação social das iniciativas.
Este ano, com a forte participação do TJPE, a expectativa é de que Pernambuco mais uma vez esteja entre os destaques da premiação nacional. A seleção reforça o protagonismo do Tribunal Pernambucano na produção de soluções criativas e eficazes para melhorar o acesso à Justiça e tornar o sistema mais ágil, humano e eficiente.