O turismo em Pernambuco segue em expansão, impulsionando a economia e consolidando o Estado como referência no cenário nacional. Dados do IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços, indicam que, no acumulado de janeiro a junho de 2025, o volume das atividades turísticas no Estado cresceu 2,5% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto a receita nominal teve um avanço de 8,9%. As informações foram analisadas pelo Observatório do Turismo de Pernambuco (Setur/Empetur).
“Os números confirmam que Pernambuco mantém um crescimento estável do turismo, mesmo em um ambiente econômico desafiador. Isso é reflexo de uma política pública liderada pela governadora Raquel Lyra, que compreende o turismo como desenvolvimento regional, geração de empregos e fortalecimento da nossa cultura. O crescimento na receita turística mostra que estamos consolidando Pernambuco como referência no cenário nacional”, avalia Kaio Maniçoba, secretário estadual de Turismo e Lazer.
No transporte aéreo, o Aeroporto Internacional do Recife manteve a liderança na região, registrando um fluxo acumulado de 5.662.564 passageiros entre janeiro e julho de 2025. O desempenho representa uma alta de 2,77% em relação a 2024 e de 12,13% em comparação com 2019, período anterior à pandemia. Somente em julho, o terminal da capital pernambucana recebeu 874.436 passageiros, um crescimento de 2,53% em relação a 2024 e de 11,39% frente a 2019. Na comparação mensal entre junho e julho de 2025, o movimento aumentou 13,53%.
“Os resultados reforçam a posição estratégica de Pernambuco como polo turístico e de conectividade aérea no Nordeste, impulsionando diversos segmentos do setor de serviços, como hospedagem, alimentação, transporte, lazer e eventos”, complementou Kaio Maniçoba.