Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

ONG Ponto e Vírgula Caruaru prepara congresso e atividade gratuita para marcar o ‘Setembro Amarelo’ na cidade

  • News

Com a chegada de setembro, o mês da conscientização sobre a prevenção ao suicídio e os cuidados com a saúde mental, a ONG Ponto e Vírgula Caruaru realiza de 24 a 27 de setembro o 3º Congresso Setembro Amarelo: Saúde Mental das Juventudes – Desafios, Oportunidades e Quebra de Silêncios. Este ano, o evento será dividido nas modalidades on-line e presencial.

E como o corpo e a mente precisam caminhar juntos, no dia 21 de setembro, haverá o X Movimento pela Vida, no Monte Bom Jesus, com atividades físicas gratuitas, a partir das 5h30 da manhã. Haverá subida pela escadaria do Monte, alongamento, ritbox, frutas partilhadas, distribuição de plantas e palestra sobre o “Setembro Amarelo”.

O congresso tem como objetivo orientar indivíduos e inspirar autoridades a respeito das importantes questões relacionadas à vida, através de palestras, rodas de conversa e grupos de estudos para a submissão de artigos, com intuito de discutir sobre temas importantes para a prevenção ao suicídio, posvenção e luto, tendo como base o Setembro Amarelo, que é o mês de divulgação sobre os cuidados da prevenção ao suicídio e que desde o ano de 2015 acontece de forma sistemática aqui no Brasil.

De 24 a 26 de setembro, por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do Youtube @fiquesabendopeoficial, acontecerá a parte on-line do congresso com a presença de palestrantes nacionais, como:

• 24/09
o Camilla Iumatti (PE) – Secretária Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência. Tema: Juventudes em movimento: promovendo direitos humanos e prevenindo a violência.
o Guta Alencar (CE) – Psicóloga e mãe sobrevivente do suicídio de dois filhos; fundadora do Projeto SobreViver. Tema: “SobreViver: transformando a dor do luto em ação e acolhimento”.

• 25/09
o Diógenes Munhoz (SP) – Coronel do Corpo de Bombeiros, especialista em abordagem técnica a tentativas de suicídio. Tema: “Acolhimento diante de crises: técnicas e experiências”.
o Juliana Farouk El Hayek Al Malt (SP) – Pedagoga Psicóloga Clínica Juliana Há, Suicidologista em formação: prevenção e pósvenção, Especialista em Psicologia Psicossomática, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Psicologia Clínica, desde 2005 anos atuando no desenvolvimento humano. Tema: “Desaparecimento cultural, identidade e saúde mental.”.

• 26/09
o Fátima Martucelli (SP) – Tema: “Acolher com Empatia: O Poder da Escuta no Cuidado e na Conexão Humana”.
o Lidiane Melo (SP) – Tema: “Primeiros Socorros Emocionais: Cuidado com a Vida”.

Já no dia 27 de setembro acontece a modalidade presencial do 3º Congresso do Setembro Amarelo. As atividades serão realizadas no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru, e contarão com palestras e mesas redondas. Diversos nomes da psicologia, psiquiatria, comunicação e profissionais que estão relacionados à saúde mental, inclusão e cuidados estarão no evento.

O congresso emitirá certificado de participação de 14 horas. Para se inscrever basta acessar o link https://www.even3.com.br/3-congresso-setembro-amarelo-saude-mental-das-juventudes-desafios-oportunidades-e-quebra-de-silencios-526575 . Restam poucas vagas para o lote de ingresso social que custa R$ 59,99 + 1kg alimento, que será destinado ao projeto Sesc Mesa Brasil.

Programação do dia 27/09

08h às 09h – RECEPÇÃO/CREDENCIAMENTO/ATRAÇÃO CULTURAL

PALESTRAS
FRANCISCO MARQUES: Psicólogo Clínico (CRP-02/27147), Mestre em Educação UFPE, Palestrante e Consultor em Políticas Públicas e Direitos Humanos.
Tema: Saúde Mental das Juventudes – Desafios, Oportunidades e Quebra de Silêncios

MESA REDONDA (01) -Saúde mental, gênero e sexualidade

Mediação: ANDREA SOUZA – Psicóloga pela UNIFAVIP Wyden, Letras, pela Autarquia Educacional do Belo Jardim – FABEJA, Especialização em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo – FAMEESP e Psicopedagogia, pelo Centro de Ensino Superior Santa Cruz – CESAC, Especialização em Curso – 2025: Neuropsicologia, pela Comportalmente e Terapia Cognitivo-Comportamental, Artmed / PUCRS.

• JÚLIO FLORÊNCIO – Psicólogo (UPE) e Mestre em Psicologia Institucional (UFES). Realiza pesquisas no campo de gênero, sexualidade e pornografia e atua na psicologia clínica.
• EMANUELA MONTEIRO – Mulher Preta, CRP 02/27554 Psicóloga social e Clínica, redutora de danos com ênfase no adoecimento da população preta, Multiartista, feminista, faz parte da comissão gestora da Subsede Vale do Ipojuca-Caruaru com publicações na revista Clandestina e Arrelique. Está publicando seu primeiro livro “Os rios que atravessam meu corpo negro” pela editora @Alumiálivros
• JEIMESON JOAQUIM – Psicólogo Clínico, formado em Pernambuco, em 2009. Pós-Graduado em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica. Além do meu trabalho clínico, sou Perito Judicial na vara do trabalho TRT e Mediador Humanista. Tenho como abordagem a Gestalt-terapia e trabalho temas como: Ansiedade, Depressão, Síndrome de Burnout, Alienação Parental, Relacionamentos Tóxicos, Assédio moral e sexual no trabalho, Luto, Pensamentos Autodestrutivos.

MESA REDONDA (02) – Diversidade das Juventudes: Enxergando Potencialidades

Mediação: ENEDINO NETO – CRP 02/26383, Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO, Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Psicologia Organizacional e do Trabalho, pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE); MBA em Gestão Governamental, pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER); Contabilidade e Controladoria Governamental, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Psicologia do Trânsito, pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA.
• DIEGO DE MELO LIMA: Mestre em educação física (UFPE), Doutorando em educação física (UPE), CREF004818-G/PE Membro associado da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (ABAFA), Conselheiro e membro da diretoria (1° secretário) do CREF12/PE, Professor universitário, Pesquisador na área de Atividade Física e Saúde e Tens da palestra: Atividade Física NÃO é remédio!
• MARIA CARVALHO- CRP 02/25285 Psicóloga com atuação na Clínica e na rede SUAS; Pós-graduada em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos; Integrante da Comissão Gestora do 2° Conselho Regional de Psicologia Subsede Vale do Ipojuca; Poeta, Produtora Cultural CPC 11606/22 e conselheira municipal das juventudes em Caruaru.
• RAFAEL ARAÚJO SILVA: Psicólogo (CRP 03/29781), pedagogo e fundador do Instituto de Suicidologia da Bahia (INSUI). Com atuação na área de saúde mental e suicidologia, trabalha com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e da Terapia Comportamental Dialética (DBT) em clínica com adolescentes, adultos e idosos. Seus estudos em suicidologia começaram em 2021, e desde então coordena projetos de pesquisa e extensão sobre prevenção do suicídio e saúde mental, além de organizar eventos como o Congresso Baiano de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

MESA REDONDA (03) – Da prevenção à posvenção estratégias integradas para a saúde mental

Mediação: JUAN FREIRE – Psicólogo CRP 02/30829 com abordagem psicanalítica, atuando na área social no CAPS, na clínica e em atendimentos online. Experiência em acolhimento, atendimentos individuais e grupais, além da condução de grupos terapêuticos voltados para ansiedade e depressão. Atua em equipe interdisciplinar, promovendo cuidado integral em saúde mental dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
• VANNESSA GALINDO: Psicóloga clínica, voluntária do( ;), especialização em Psicologia Hospitalar, Mestre ou mestranda em Psicologia Práticas e Inovação em Saúde Mental -UPE, pós-graduanda em Suicidologia, prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e Luto
• KATIANNY TORRES: Graduada em serviço social, pós-graduada em serviço social e políticas públicas, especialista em suicidologia, prevenção, processos autodestrutivos e luto. Palestrante, professora, escritora, voluntária e vice-coordenadora da ONG Ponto e Vírgula Caruaru.
• DIOGO ROGÉRIO: Psicólogo (UNIFAVIP, 2011) CRP 02/18384 há 14 anos, pós-graduado em Logoterapia e Análise Existencial (UNILIFE/FACEAT 2021) e especialista em Psicomotricidade (IBRA, 2024). Autor do livro Maturidade Humana (EDITORA BARUCH, 2022). Mestrando em Psicologia Social (UFLO, ARG). Coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU (Caruaru).

MESA REDONDA (04) – Juventudes e redes sociais, conexões ou pressões, impactos na saúde mental

Mediação: SHEYLA MATIAS – CRP: 02/28248, Psicóloga clínica e organizacional, ⁠Terapia Cognitiva-Comportamental, ⁠atende mulheres jovens e adultas, ⁠Foco em dependência emocional e autoestima é ⁠formada na Unifavip em 2023.
• JÉSSICA GOMES: Psicóloga clínica, pós-graduada em neuropsicologia e terapia cognitivo comportamental e Formação em Avaliação psicológica.
• FELLYPE DIAS: CRP 02/25350 Psicólogo Clínico com formação em psicologia clínica existencial, Palestrante, Consultor de psis e engajado nas redes sociais abordando temas sobre juventude e adultecer.
• WILKER MEDEIROS: Jornalista, Apresentador, YouTuber, Influencer, Produtor de conteúdos, TV Jornal SBT e Brazilian TV presenter.

MESA REDONDA FINAL– Vozes das Juventudes: Conexão, protagonismo e diversidade

Mediação: RAIANE ALVES – Bacharel em Relações Internacionais. Especialista em Diplomacia, Políticas Públicas e Cooperação Internacional. Cursando Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas. Atualmente, é Gerente do Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (Cerprinc) da Secretaria Executiva da Primeira Infância da Prefeitura Municipal de Caruaru-PE, na qual também atuou como Gerente de Cidadania e Autonomia Econômica da Secretaria de Políticas para Mulheres (2024) e Coordenadora de Políticas para Mulheres Jovens (2022 – 2023). Foi articuladora social do Engajamundo, pelo Grupo de Trabalho de Gênero.
• IZAQUE COSTA: Advogado, Procurador da Câmara Municipal de Toritama, pós-graduando em direito público municipal e está como Presidente do Conselho Municipal de Promoção à Políticas Públicas para as Juventudes.
• GABRIELA LUNA: Comunicadora multimídia e sociocultural, técnica em Rádio, TV e Internet, e graduanda em Comunicação Social, com ênfase em Mídias Sociais e Produção Cultural, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como Embaixadora da Juventude da ONU em Pernambuco e Jovem Protagonista pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
• MARIA FLOR: Mulher Trans, 24 anos, Bacharel em Direito e Advogada; Assessora Estadual de Políticas Públicas Para as Juventudes – Ativista dos Direitos das Mulheres Trans e Travestis. Vice coordenadora do Comitê Interinstitucional de Proteção às Mulheres Trans e Travestis de Pernambuco.
• ALMIR SILVA: Almir é um jovem de 19 anos, negro, LGBT+ e idealizador, que vem da periferia com um propósito claro: transformar a vida de pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que ele. Sua trajetória é marcada por lutas coletivas e muita superação. Ele acredita que a educação é uma ferramenta poderosa para mudar o mundo e, por isso, hoje é estudante de ensino superior. Seu sonho é fortalecer as bases de uma sociedade mais justa e cheia de esperança, especialmente para aqueles que sempre foram desacreditados.

ENCERRAMENTO/ATRAÇÃO CULTURAL
•Palestrantes de Pernambuco, Ceará, São Paulo e Bahia trazendo olhar interdisciplinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *