Diante o momento incomum que o mundo inteiro está vivendo por conta da pandemia, o Festival Virtuosi é mais um dos eventos brasileiros que migram o seu formato físico para o digital. O evento pernambucano abre a sua programação de concertos nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 28 de março, com shows, palestras, masterclasses e oficinas, completamente gratuitas, para o público apreciar de casa.
Dos ganhos que o ambiente online pode proporcionar ao público, a maratona de exibições traz em sua noite de abertura, uma apresentação de dança e música erudita emblemática, com o bailarino Thiago Soares que é considerado um dos maiores nomes da dança mundial e o músico Rafaell Altino. Em uma releitura inédita da Chaconne de Bach, ambos dividem um “palco virtual”, que graças aos recursos tecnológicos e facilidades que a internet pode proporcionar, foi montado mesmo um estando na Inglaterra e outro na Dinamarca. Além de encantamento, a apresentação traz uma reflexão sobre fronteiras e os limites físicos e simbólicos que o mundo inteiro está refém neste momento.
Os fãs e apreciadores da música clássica do Brasil, além dos concertos, terão a oportunidade de estudar e conhecer ainda mais o universo da música clássica através das seis Palestras, cinco Masterclasses e Virtuosi Diálogos Virtuais, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.
A programação do evento foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau e se caracteriza pela excelência de seu repertório e execução em peças clássicas e contemporâneas.
Para conferir todos os detalhes do festival, basta acessar o site: www.virtuosi.com.br