Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (21), será realizada uma sessão gratuita do filme pernambucano Seu Cavalcanti, dirigido por Leonardo Lacca. A exibição acontece no próximo domingo, às 16h, e será totalmente acessível, incluindo audiodescrição, interpretação em Libras diretamente na tela e legendas descritivas. A rota de lazer, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco (SJDH) em parceria com o Cinema São Luiz, reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão, levando usuários do PE CONDUZ da RMR, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Timbaúba, que serão transportados de suas casas para o Cinema. A sessão também será aberta e gratuita para qualquer pessoa com deficiência e seu acompanhante.
A rota garante que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam desfrutar da experiência cinematográfica com autonomia e inclusão. A atividade é aberta a todas as pessoas com deficiência que queiram participar, com direito a um acompanhante. Não é necessário retirar ingressos antecipadamente; basta chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência. A entrada será por ordem de chegada, até a lotação da sala, que é de 392 lugares.
A ação faz parte das iniciativas da SJDH para promover o acesso à cultura e ao lazer de forma inclusiva, celebrando as conquistas e reforçando a luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Pernambuco. Segundo a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueiredo, a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a pauta da inclusão: “O Governo de Pernambuco, por meio da SJDH, tem trabalhado para garantir o direito das pessoas com deficiência de viverem com autonomia e participarem plenamente da sociedade. Promover acessibilidade, fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso à cultura e ao lazer são passos fundamentais para construirmos um estado mais justo, inclusivo e com oportunidades para todos.”
O superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervásio, destaca a importância simbólica da atividade: “Mais do que uma ida ao cinema, esta rota representa um gesto de reconhecimento e valorização das pessoas com deficiência. É um momento de lazer, mas também de reafirmação do nosso compromisso com a inclusão, com a quebra de barreiras e com o fortalecimento da luta por direitos.”
O filme acompanha a história de Seu Cavalcanti, um homem de mais de 90 anos com uma saúde de ferro. Desde o início dos anos 2000, o cineasta Leonardo Lacca registra o cotidiano do avô, revelando a figura marcante que tanto o inspirou profissionalmente. Quando Seu Cavalcanti se vê diante de um desafio que ameaça sua autonomia, o longa acompanha sua trajetória para reconquistar a independência e o prestígio na sociedade.
Um dos usuários do PE Conduz que participará da atividade, Israel Miguel Martins, celebrou a oportunidade de viver essa experiência inédita: “Essa é a minha primeira vez no Cinema São Luiz, estou muito feliz. O PE Conduz já era ótimo e ficou ainda melhor, Paulinha a coordenadora e a equipe fazem toda a diferença, ela organiza as rotas, avisa pelo WhatsApp e sempre trata a gente com muita dignidade e amor pelo que faz. Depois que a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause assumiram, o PE Conduz melhorou muito e vem fazendo a diferença para a gente pessoa com deficiência, porque é muito difícil andar de ônibus, principalmente para quem precisa de acompanhante. Dou nota 10 para essa gestão!”