Um dos mais importantes programas de difusão da nova música brasileira chega a Garanhuns neste mês de setembro. O Sonora Brasil realizará, nos dias 18, 19 e 20, no Centro Cultural Sesc, apresentações musicais e oficinas com artistas do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. A programação é totalmente gratuita. Para as oficinas, as inscrições devem ser feitas na Central de Relacionamento do complexo cultural.
A primeira atração é a dupla Chau do Pife e Andrea Laís (AL). O músico é uma referência no pífano, instrumento que se destaca em seu nome, sendo também um patrimônio vivo da cultura alagoana. A cantora tem forte influência de grandes nomes da Música Popular Brasileira. O show será na quinta-feira (18), às 19h30, no Teatro Reinaldo de Oliveira. Na sexta-feira (19), das 14h às 16h, eles realizarão a oficina ‘Pife na Minha Vida – uma jornada musical com Chau do Pife’.
Os representantes do Centro-Oeste brasileiro são os músicos Fernando César e Tiago Tunes (DF). A união do violão de 7 cordas com o bandolim destaca a tradição e a renovação do Choro, evidenciando a força desse gênero musical instrumental, tão importante para a história da música brasileira. A apresentação da dupla será na sexta-feira (19), às 19h30, também no Teatro Reinaldo de Oliveira.
A programação se completa com Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO). O show promove um encontro entre o cantor, compositor e instrumentista e uma banda que traz em sua bagagem a ‘pancada’ como resistência sonora, em defesa do território e da identidade local beradeira e ribeirinha, além de uma rapper, fazendo jus ao tema do Sonora ‘Encontros, Tempos e Territórios’. A apresentação será no sábado (20), às 19h30, no Teatro Reinaldo de Oliveira. Antes, na sexta-feira (19), às 16h, eles promoverão a oficina ‘A Música no Quintal de Rondônia nos anos 80 e 90’.
“Receber artistas tão significativos para as suas regiões é ter a certeza de que o intercâmbio com a musicalidade pernambucana reforça a importância da conexão das tradições artísticas dos diversos territórios brasileiros para a perpetuação da nossa cultura enquanto nação”, afirma Eduardo Espinhara, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.
A retirada dos ingressos para o Teatro Reinaldo de Oliveira acontece sempre uma hora antes de cada apresentação musical, na Central de Relacionamento do Centro Cultural Sesc. Para mais informações, o contato pelo telefone/Whatsapp é o (87) 33762-3154.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Sonora Brasil, em Garanhuns
Data: de 18 a 20 de setembro
Programação gratuita
Local: Centro Cultural Sesc (Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro)
Informações: (87) 3762-3154 (Whatsapp)
Programação Musical
Quinta-feira (18) | 19h30 | Chau do Pife e Andrea Laís (AL) (classificação – Livre)
Sexta-feira (19) | 19h30 | Fernando César e Tiago Tunes (DF)
Sábado (20) | 19h30 | Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO)
Oficinas
Sexta-feira (19) | 14h | “Pife na Minha Vida – uma jornada musical com Chau do Pife”
Sexta-feira (19) | 16h | “A Música no Quintal de Rondônia nos anos 80 e 90”
