Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Primavera dos Museus: Oficina Francisco Brennand terá programação com entrada gratuita e trilha ecológica

  • Cultura

Até o próximo domingo (28), a Oficina Francisco Brennand se soma à programação da 19ª Primavera dos Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com atividades que celebram a arte em diálogo com a natureza e a memória. Esta edição traz o tema “Museus e mudanças climáticas”, convidando o público a refletir sobre o papel dessas instituições diante dos desafios ambientais. Para o período, a agenda do museu-ateliê na Várzea, Zona Oeste do Recife, inclui desde visitas mediadas temáticas até trilha ecológica, com destaque para a bilheteria gratuita para todos os públicos no sábado (27), reforçando o compromisso da instituição com a democratização da cultura e a difusão de práticas artísticas e ambientais.

A temática desta Primavera dos Museus dialoga diretamente com a atuação museológica da Oficina Francisco Brennand que está ancorada no tripé “Cosmologia, Território e Natureza”, definidas a partir da própria poética do seu patrono. Francisco Brennand exaltava a criação e a vida em suas esculturas e pinturas, incorporando elementos da natureza como plantas, flores, frutos e animais. Esse legado se materializa não apenas no vasto acervo preservado pelo museu-ateliê, mas também no seu entorno: uma área de Mata Atlântica preservada, rica em fauna e flora e que reforça a conexão entre arte e território.

No dia 27, além da entrada gratuita, a programação traz a atividade Trilhas do Capibaribe, realizada em parceria com o Grupo Cultural Boi da Mata. A iniciativa valoriza as memórias do território onde o museu está inserido e promove a integração entre natureza e cultura popular. A ideia é que, após se encantarem com a obra de Francisco Brennand, os visitantes possam também vivenciar a natureza preservada do entorno como parte essencial da experiência – refletindo o vínculo profundo do artista com o território.

Temporada França-Brasil 2025

Também neste sábado (27), a artista guadalupense Lénablou (no Recife, desde 8 de setembro, para um intercâmbio inédito promovido pelo museu-ateliê dentro da Temporada França-Brasil 2025), apresentará ao público os resultados de sua residência artística em uma fala aberta ao público no Cineteatro Deborah Brennand, seguida de uma performance especial com ela e os artistas de Pernambuco com os quais ela trocou ao longo desses 20 dias. O trabalho, improvisado, partirá do Cineteatro e seguirá pelos espaços da Oficina. 

 Por meio do projeto “Entre os mares eu dancei”, a dançarina e pesquisadora caribenha está na cidade para investigar os elos entre culturas afrodiaspóricas por meio das danças tradicionais locais. “Entre os mares eu dancei” é um projeto desenvolvido para a Temporada França – Brasil 2025, numa parceria entre Oficina Francisco Brennand, L’Artchipel Scène Nationale de la Guadeloupe e Cie Trilogie Lénablou, com aporte do Governo da França, através do Instituto Francês e Consulado da França no Recife. Paço do Frevo e a Prefeitura do Recife são parceiros locais.

“Participar da Primavera dos Museus é reafirmar a essência da Oficina Francisco Brennand, um espaço que preserva a memória, mas que também dialoga com o contemporâneo. O tema deste ano tem uma sintonia natural com nosso eixo de atuação museológica, acervo e com o legado de Francisco Brennand, que sempre celebrou a vida em conexão, e a partir da natureza. Ao abrir nossas portas gratuitamente e oferecer atividades que integram arte, território e consciência ambiental, sublinhamos o nosso compromisso com a democratização da cultura e convidamos o público a refletir sobre a arte como caminho de transformação”, anota Marcos Baptista, presidente da Oficina.

 Sobre a Oficina Francisco Brennand

Transformado em um instituto cultural sem fins lucrativos em 2019, a Oficina atua para preservar o legado do artista Francisco Brennand, ao passo em que fomenta e difunde práticas artísticas, educativas e culturais contemporâneas. No coração da Mata da Várzea, na capital pernambucana, o museu-ateliê salvaguarda um amplo conjunto de obras do artista, distribuídas em espaços expositivos, jardins – um deles projetado por Roberto Burle Marx – e reserva técnica. Fundada em 1971, a Oficina compreende também edificações fabris, ateliês e uma capela, cujo projeto é de autoria dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, instalações de atendimento ao público, como café e loja, e unidade de apoio localizada no Bairro do Recife, na Casa Zero.

Gratuidade na Oficina Francisco Brennand
Quando: sábado, 27/9, das 9h às 17h (última entrada às 16h)
Onde: Oficina Francisco Brennand (Propriedade Santos Cosme e Damião – Rua Diogo de Vasconcelos, S/N, Várzea)

Trilhas do Capibaribe: Primavera dos Museus
Público-alvo: público de 18 a 60 anos

Quando: sábado, 27/9, das 9h às 12h
Onde: Oficina Francisco Brennand
Inscrições gratuitas até dia 25/9 via link da bio do Instagram @oficinafranciscobrennand

Temporada França-Brasil 2025 | “Entre os mares eu dancei – Guadalupe (FR) – Pernambuco (BR)” | Conferência de Encerramento
Público-alvo: público em geral, participantes da residência e da pesquisa

Quando: 27/9, 14h às 16h
Onde: Cineteatro Deborah Brennand (Oficina Francisco Brennand)
Inscrições gratuitas até 25/9 via link na bio do perfil no Instagram @oficinafranciscobrennand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *