Em sintonia com a campanha mundial de conscientização Outubro Rosa, a ONG CasaRosa promove mais uma ação de rastreio do câncer de mama para identificar alterações como nódulo, cistos e espessamentos do tecido antes dos sinais clínicos. A iniciativa vai contar com mais de 300 encaminhamentos para mamografias e 100 ultrassonografias, com cadastro na próxima quarta-feira, dia 15 de outubro, a partir das 7h, na sede da instituição, na Rua Nicarágua, 151, no Espinheiro.
Em foco, mulheres em situação de vulnerabilidade social com idades entre 40 e 74 anos, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e que não tenham feito o exame dentro da janela de um ano (12 meses). Tudo com a diretriz do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Sobre a ação
Para participar, interessadas devem possuir documentos de identidade com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) em mãos e comprovante de residência (conta de água ou energia). A iniciativa é fruto da solidariedade de várias clínicas, principalmente da esfera privada, que cederam os exames. A CasaRosa será apenas uma intermediadora e a realização dos exames ficará na responsabilidade de cada clínica. O atendimento será realizado de forma presencial, por ordem de chegada, por uma equipe de voluntários, com entregas das fichas a partir das 7h, sendo uma ficha por pessoa. O cadastro será das 8h às 16h ou até que tenham sido entregues todos os encaminhamentos. O prazo para realização do exame será com base na disponibilidade da clínica parceira.
“Esta é a 12ª edição da nossa campanha de rastreamento do câncer de mama no Recife. A mamografia é o exame mais eficaz para detectar tumores em estágios iniciais, aumentando em até 95% as chances de cura. O rastreamento mamográfico é uma das principais formas de reduzir a mortalidade pela doença”, destaca uma das gestoras da CasaRosa, Kadja Camilo.
Parceiros
Essa iniciativa da ONG CasaRosa só é possível através da solidariedade de algumas empresas. São elas: Colégio Brasileiro de Radiologia de Pernambuco (CBR-PE), IMIP, Carol Brandão Imagem e Diagnóstico, Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, Clínica Lucilo Maranhão Diagnósticos, Clínica MEDERE, Qualimagem Centro Diagnóstico e TOP Diagnóstico, entre outras.
Mais sobre a ONG CasaRosa
Com um trabalho de amor e solidariedade para mulheres que são do interior de Pernambuco e precisam se submeter ao tratamento de quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos do Recife, sem uma casa de apoio/albergue no Recife, a ONG CasaRosa completa onze anos de atividades. A iniciativa totalmente voluntária das cidadãs Bruna Trajano, Cristina Maranhão, Juliana Sarubbo e Kadja Camilo, juntamente com um time de conselheiras, conta com sede no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.
A manutenção, que é toda feita em cima de doações (pessoas físicas e jurídicas), incluindo a força de voluntários como psicólogos e nutricionistas, requer os mais variados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas, além do lado financeiro para o pagamento de despesas como energia, gás, internet/telefone e o aluguel da casa. Para que as usuárias possam ter esse conforto em um momento tão difícil, inclusive com acompanhantes, é preciso que haja o encaminhamento médico especial ou através do serviço social de pontos como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer.
Encaminhamento para mais de 300 exames gratuitos de mamografia
- Quando: nesta quarta (15), a partir das 7h (entrega das fichas)
- Onde: sede da ONG CasaRosa, na Rua Nicarágua, 151 – Espinheiro | Recife/PE
- Formato: cadastro de forma presencial, com entrega de uma senha por pessoa, por ordem de chegada. O atendimento será às 8h até que a tenham sido entregues todos os encaminhamentos. O prazo para realização do exame será com base na disponibilidade da clínica parceira
- Pré-requisito: mulheres em situação de vulnerabilidade social com idades entre 40 e 74 anos, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e que não tenham feito o exame de mamografia dentro da janela de um ano (12 meses)
- Mais informações: (81) 98176-6302 (WhatsApp) e @casarosa.ong (Instagram)