Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Projeto PEBA promove oficinas gratuitas na Caixa Cultural Recife com foco na cultura popular e tradições afrodescendentes

  • Cultura

A Caixa Cultural Recife recebe, nos dias 22 e 23 de outubro, duas oficinas gratuitas que integram a programação do projeto PEBA – iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, com foco na valorização de saberes tradicionais, produção cultural coletiva e combate ao racismo por meio do protagonismo comunitário.

A primeira atividade será no dia 22, com a oficina “Herança de Barro – Saberes dos Tatus”, da ceramista Carol do Tatu, herdeira cultural da Mestra Luiza dos Tatus, que celebra a tradição ceramista de Belo Jardim (PE) e a ancestralidade presente no trabalho das louceiras do Sítio Rodrigues. A atividade apresenta o saber do barro como expressão de identidade e resistência cultural, com vivência prática que percorre desde o preparo da matéria-prima até a modelagem e queima das peças. A oficina será realizada em dois horários – das 10h30 às 12h, e das 14h30 às 16hna Sala Oficina 1, com 20 vagas por turma, destinada a participantes a partir dos 14 anos. As inscrições seguem abertas até o preenchimento das vagas.

Também nos dias 22 e 23 de outubro, será oferecida a oficina Método Canavial – Introdução à Produção Cultural Coletiva e Comunitária”, ministrada por Afonso Oliveira, referência nacional em gestão cultural, museologia social e curadoria. Com mais de 30 anos de atuação, o produtor é criador do Festival Canavial e reconhecido por desenvolver um modelo de articulação entre grupos populares que se tornou referência internacional e foi transformado em livro em 2009.

A formação acontece sempre das 14h às 18h, na Sala Multimídia, com carga horária de 8 horas e 30 vagas disponíveis. Voltada a gestores, brincantes, produtores, voluntários e integrantes da cultura popular, a oficina propõe uma imersão prática nos fundamentos que impulsionaram o fortalecimento em rede de comunidades tradicionais da Zona da Mata de Pernambuco.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/sz81M82GSm5qXc2d9.

As oficinas fazem parte do Projeto PEBA, que promove diálogos entre Pernambuco e Bahia a partir de suas matrizes culturais africanas, fortalecendo práticas comunitárias, saberes tradicionais e políticas de preservação da cultura popular.

Oficina Herança de Barro – Saberes dos Tatus

Oficineira: Carol do Tatu

Data: 22 de outubro de 2025 (quarta)

Horários:
• Manhã: 10h30 às 12h/ Tarde: 14h30 às 16h

Local: Sala Oficina 1 – Caixa Cultural Recife

Classificação: Livre (indicado a partir de 14 anos)

Vagas: 20 por turma

Carga horária: 3 horas

Atividade gratuita

Inscrições: abertas até o preenchimento das vagas

Oficina Método Canavial – Introdução à Produção Cultural Coletiva e Comunitária

Facilitador: Afonso Oliveira

Datas: 22 e 23 de outubro de 2025

Horário: das 14h às 18h

Local: Sala Multimídia – Caixa Cultural Recife

Classificação: Livre (recomendada para maiores de 18 anos)

Vagas: 30

Carga horária: 8 horas (2 encontros)

Inscrições: https://forms.gle/sz81M82GSm5qXc2d9

Público-alvo: gestores, produtores, brincantes, voluntários, diretores e integrantes de grupos de cultura popular e música

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *