Para fortalecer o cuidado desde o nascimento e reduzir as mortes maternas e neonatais, o Ministério da Saúde anunciou, na última sexta-feira (24), a habilitação do Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha como Hospital Amigo da Criança. A unidade passa a integrar a rede nacional da iniciativa, que promove o aleitamento materno e o vínculo entre mãe e bebê desde os primeiros momentos de vida.
“A habilitação é um reconhecimento do Ministério da Saúde para o Hospital da Mulher, que cuida bem da mulher e da criança recifenses. Junto com a habilitação, o Ministério destina a esse hospital e outros 17 um incremento financeiro que fará com que, ao todo, os brasileiros que estão nascendo no SUS tenha cada vez mais cuidado e estrutura”, diz o secretário de Atenção Especializada à Saúde da pasta, Mozart Sales.
Além de Pernambuco, outros 10 estados também terão hospitais habilitados, totalizando 18 instituições de saúde. O anúncio faz parte de uma estratégia nacional de qualificação da atenção à gestante e ao recém-nascido, com aumento do investimento anual de R$ 12 milhões para R$ 25 milhões. A ação foi realizada simultaneamente na Bahia e no Paraná.
