Uma ideia da Agência de Inovação, Tecnologia e Ciência (Agintec) da Prefeitura de Vitória de Santo Antão ganhou forma pelas mãos do cientista Lucas Viegas, secretário-executivo da Agência de Meio Ambiente, e agora vai para a COP-30, na próxima semana, em Belém, representar o município.
“Tive acesso a essa ideia da Agintec e passei a organizar de modo sistemático para submissão em forma de um projeto e com isso pudemos garantir a aprovação desse projeto. Assim, estimulamos a formação da equipe e agora fui convidado para trabalhar mais próximo da própria Agintec”, comemorou Viegas, que também atua como diretor de projetos na Amasvisa, sob o comando do presidente da Agência, Albino Andrade.
O E-Tuc (ou Tuc Tuc Elétrico) é uma proposta de transição da matriz energética e de mobilidade urbana em Vitória de Santo Antão, que pretende substituir parte dos serviços feitos por motocicletas, por veículos elétricos que utilizam carenagem de nanocelulose.
De acordo com Lucas Viegas, o seu trabalho nesse projeto começou no início do ano. “Inscrevi o município no programa Cidades Verdes Resilientes, plataforma essencial para termos visibilidade para vários outros projetos, e um deles é este. Levantei os principais indicadores da cidade e todas essas informações foram fundamentais para a captação de recursos”, explicou.
Djalma Andrade, diretor-presidente da Agintec, disse que esse reconhecimento enche a cidade de orgulho. “Só foi possível graças ao empenho e dedicação de Lucas, que esteve em Brasília no mês passado e submeteu o projeto, garantindo que a inovação de Vitória de Santo Antão ganhasse destaque nacional”.
Na semana passada os envolvidos estiveram em Brasília, participando de uma imersão promovida pelo Banco do Brasil e pela Catálise Social, reunindo lideranças de todo o país comprometidas com o desenvolvimento sustentável local. Lá gravaram vídeos que vão ser exibidos no stand do Banco durante a Cúpula do Clima, que terá a presença do prefeito Paulo Roberto.
Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação
