Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Brejinho inaugura sua segunda Cozinha Comunitária através do Programa Bom Prato

  • News

O município de Brejinho, no Sertão do Pajeú, celebrou nessa terça-feira (18) a inauguração de sua segunda Cozinha Comunitária. O novo equipamento, pactuado por meio do Programa Bom Prato — gerido pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) de Pernambuco — tem como missão fortalecer a segurança alimentar e nutricional da população, oferecendo jantar para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A unidade conta com uma equipe de cinco profissionais responsáveis pela produção de 200 refeições diárias: duas cozinheiras, uma nutricionista, uma coordenadora e um auxiliar de serviços gerais. A cozinha presta homenagem a Tereza Formiga da Silva, empresária local reconhecida pelos seus quitutes e muito querida pela comunidade, que deixou saudades após seu falecimento em 2017.

Durante a inauguração, o secretário Executivo de Combate à Fome da SAS, Felipe Medeiros, destacou a importância da expansão do programa: “Nosso objetivo com o Programa Bom Prato é levar alimentos a todos os cantos do estado, garantindo comida na mesa de quem mais precisa. As cozinhas comunitárias são essenciais para alcançar essa meta. Estou muito feliz de estar aqui hoje para abrir mais esse equipamento no Sertão de Pernambuco”.

BOM PRATO EM NÚMEROS: A nova Cozinha Comunitária de Brejinho é a 236ª unidade do estado e a 181ª inaugurada desde o início da atual gestão. Assim como todas as unidades do Programa Bom Prato, a cozinha conta com cofinanciamento do Governo de Pernambuco, por meio da SAS.

Cada equipamento recebe um aporte inicial de R$ 50 mil para aquisição de equipamentos e insumos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para manutenção. A SAS também garante apoio técnico por meio da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), enquanto a gestão direta das unidades é de responsabilidade das prefeituras.

Desde 2023, o programa já serviu mais de 19,4 milhões de refeições à população pernambucana. A inauguração reforça o compromisso do Governo do Estado com a garantia do direito humano à alimentação adequada e com o bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *