Representantes da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caruaru se reuniram, esta semana, com lideranças do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O encontro – que costuma acontecer anualmente – marca o início de mais uma negociação entre os profissionais da área e o Governo Municipal, em relação à pauta salarial.
A principal definição realizada durante o encontro está relacionada a data de apresentação de uma proposta da Prefeitura de Caruaru para os profissionais da área que atuam na rede municipal. Ficou acordado que uma nova reunião acontecerá no dia 20 de janeiro de 2026, e servirá para o detalhamento da proposta do município.
Além de questões salariais, também esteve em pauta melhorias no atendimento médico ofertado no município. Durante o encontro foram destacados os investimentos realizados pelo município para a ampliação da chamada Atenção Básica – com a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), como é o caso dos UBSs do Cidade Alta e do São José, transformação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do Boa Vista em Programa de Saúde da Família (PSF) e bem como a extensão do horário na Unidade de Saúde da Família (USF) do Vassoural.
MELHORIAS PARA OUTRAS CATEGORIAS – Após alinhamento realizado com o Simepe, no começo deste ano, ficou acordado que não haveria um reajuste nos salários dos médicos em 2025. Oportunizando que reajustes fossem realizados nos salários de profissionais de outras categorias da Saúde, a exemplo de psicólogos, biomédicos e farmacêuticos (efetivos e contratos temporários); nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos (efetivos).
18 categorias que representam 122 profissionais foram beneficiadas com os reajustes, somente em 2025.
Foto: Diogenes Barbosa
