Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Dezembro Vermelho: ONG Gestos tem programação intensa com festa, debates, campanha e livro sobre os 40 anos da epidemia de HIV no Recife

  • Saúde

O mês de dezembro é nacionalmente dedicado à conscientização, à prevenção e ao combate ao preconceito relacionado ao HIV, vírus causador da AIDS. Neste Dezembro Vermelho, a ONG Gestos — Soropositividade, Comunicação e Gênero organiza uma intensa programação político-cultural, incluindo o lançamento de uma campanha audiovisual e de um livro, reforçando o compromisso da organização que atua há 32 anos na promoção e defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Em 2023, foram registrados 46.495 novos casos de HIV e 38 mil de AIDS no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em Pernambuco, até outubro de 2024, foram notificados 2.312 casos de HIV e 699 de AIDS, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Os números mostram que a infecção ainda não acabou e segue como um desafio de saúde pública no país, assim como no mundo.

Dando as boas-vindas ao novo mês, a Gestos realiza, já neste domingo (30), a ação Chega de Estigma , na Rua da Moeda, no Recife Antigo, a partir das 16h. A programação conta com Som Na Rural e discotecagem por DJ Jony P, com microfone aberto para falas políticas, distribuição de adesivos, preservativos e gel lubrificante, além da oferta de testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites B e C numa parceria com a Prefeitura do Recife.

Já na segunda-feira (1º), às 14h, haverá o Pit Stop Vermelho , em parceria com a Articulação AIDS, com distribuição de panfletos informativos e conversa com a população no cruzamento entre a Rua do Sol e a Av Guararapes, no centro da cidade.

Na sexta-feira (5), é a vez do encontro Pensando os Caminhos para Acabar com o Estigma , no auditório do Sintepe, que trará debates sobre educação sexual e estigma nas escolas, atual legislação sobre estigma relacionado ao HIV, novas propostas legislativas e outras discussões. O evento tem início a partir das 14h e é aberto ao público.

No dia 9 de dezembro, haverá a segunda sessão informativa e de mobilização da sociedade civil sobre a Conferência de AIDS 2026 . Será um espaço online para dialogar com representantes da sociedade civil a respeito do principal evento no campo da pesquisa e das ciências médicas sobre HIV. A sessão informativa acontece a partir das 10h com inscrições disponíveis através do Zoom. Já a conferência vai acontecer no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 30 de julho.

No dia 17, haverá o lançamento do livro A AIDS Envelheceu , do escritor, sociólogo e cofundador da Gestos Acioli Neto, que reúne depoimentos de ativistas e profissionais sobre os 40 anos da epidemia de HIV no Recife, além de relatos de pessoas idosas que vivem com HIV. O projeto é uma parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Recife (Comdir) para alcançar pessoas com 50 anos ou mais oferecendo acolhimento e suporte psicossocial, juntamente com ações para o fortalecimento da autoestima e a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas com HIV. O local do evento será divulgado em breve.

A Gestos também participa da campanha Proteção que Conecta , produzida pela instituição em parceria com a DKT International e a Prudence. A ação consiste em um material audiovisual sobre vivências com o HIV, estrelado por pessoas atendidas pela Gestos. Será lançado no dia 1º de dezembro nas redes sociais. A campanha vem para reforçar a importância da prevenção, combater preconceitos, mostrar que pessoas vivendo com HIV podem ter vida plena e também para promover cuidado, responsabilidade e informação sobre saúde sexual através de uma comunicação social responsável.

DADOS DE HIV/AIDS NO BRASIL E EM PERNAMBUCO

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2024 do Ministério da Saúde, foram notificados 46.495 novos casos de infecção por HIV no país em 2023. Isso representa um aumento de 4,5% na comparação com 2022. Os dados apontam que 70,7% das pessoas notificadas eram do sexo masculino, 63,2% eram pretas e pardas e 53,6% eram homens que fazem sexo com homens. A faixa etária com mais casos (37,1%) foi a de 20 a 29 anos, sendo que, no sexo masculino, a mesma faixa etária concentrou 41% dos casos.

Em 2023, foram registrados 38 mil casos de AIDS e 10.338 óbitos pela doença em todo o Brasil. A taxa de mortalidade foi de 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, a menor desde 2013.

Já em Pernambuco, até outubro de 2024, foram notificados 2.312 casos de HIV e 699 casos de AIDS, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Foram registrados 699 casos da doença no estado e 351 mortes.

De acordo com o Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV 2025 — realizado pelo consórcio de redes de pessoas vivendo com HIV, com apoio da Gestos, Unaids, PUC-RS e Secretaria-Geral da Presidência da República —, a persistência da discriminação e das violações de direitos humanos ainda impacta diretamente as pessoas vivendo com HIV. Mais da metade das pessoas entrevistadas (52,9%) relata que já sofreu algum tipo de discriminação ao longo da vida por causa da sorologia, sendo que, para 34,8%, essas situações ocorreram dentro da própria família.

Além disso, 46,1% afirmam não ter certeza ou não saber se seu estado sorológico é mantido em sigilo nos serviços de saúde, evidenciando graves falhas na proteção de direitos e na garantia da confidencialidade.

Confira a programação completa da agenda Gestos | Dezembro Vermelho:

  • AÇÃO CHEGA DE ESTIGMA
    Som Na Rural e DJ Jony P, microfone aberto para falas políticas, distribuição de insumos e testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites B e C em parceria com a Prefeitura do Recife
    Domingo, 30 de novembro
    16h
    Rua da Moeda – Recife Antigo
  • PIT STOP VERMELHO
    Segunda-feira, 1º de dezembro
    14h
    Cruzamento da Rua do Sol com Av. Guararapes
  • CAMPANHA PROTEÇÃO QUE CONECTA
    Segunda-feira, 1º de dezembro
    Lançamento de vídeo no Instagram da Gestos
  • ENCONTRO “PENSANDO OS CAMINHOS PARA ACABAR COM O ESTIGMA”
    Sexta-feira, 5 de dezembro
    14h
    Auditório do SINTEPE
  • SESSÃO INFORMATIVA E DE MOBILIZAÇÃO SOBRE A CONFERÊNCIA AIDS 2026
    Terça-feira, 9 de dezembro
    10h
    Online, inscrição via Zoom
  • LANÇAMENTO DO LIVRO A AIDS ENVELHECEU
    Quarta-feira, 17 de dezembro
    Local e horário serão divulgados em breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *