O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundarpe, divulgou nessasegunda-feira (1) o resultado da seleção simplificada da Busca Ativa, iniciativa ligada aos editais do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao todo, foram 1.039 inscrições válidas, com participação de agentes culturais das 12 Regiões de Desenvolvimento do estado. O resultado está disponível em www.buscaativape.com.br.
A Busca Ativa foi criada para oferecer apoio prático às fazedoras e aos fazedores de cultura – da inscrição à execução e prestação de contas –, com foco em quem tem menos acesso à tecnologia e suporte técnico, de forma a qualificar as propostas e ampliar as chances de aprovação nos editais da PNAB. O processo seletivo foi conduzido pelo Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada, em parceria com o Governo de Pernambuco.
“Esse resultado confirma o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir que a política cultural chegue a todos os territórios, conectando quem faz cultura às oportunidades da PNAB. A Busca Ativa é uma engrenagem fundamental para democratizar o acesso, fortalecer as vocações regionais e assegurar que nenhum agente cultural fique para trás nesse processo de transformação”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
A seleção recebeu candidaturas de cerca de 90 municípios. Recife concentrou o maior número de inscrições (200), seguida por Olinda (67), Jaboatão dos Guararapes (48), Paulista (36), Arcoverde (33), Caruaru (32), Garanhuns (23) e Petrolina (19), entre outros territórios culturais. A seleção também cumpre um papel estratégico ao consolidar um banco de talentos para a política cultural em Pernambuco. O processo permite ao Estado mapear quem são esses profissionais, onde atuam e quais habilidades oferecem, criando uma rede qualificada em todos os territórios. Esse mapeamento fortalece a implementação da Busca Ativa agora e amplia a capacidade de acionar esses talentos em futuros projetos, formações e ações estruturantes em todas as regiões do Estado.
Foram registradas 468 candidaturas para Agente de Busca Ativa, 376 para Agente de Balcão de Atendimento e 189 para atuação nas duas funções. O perfil das pessoas inscritas reúne maioria de mulheres, forte presença de pessoas negras (pretas e pardas), além de indígenas, quilombolas e profissionais com experiência universitária e pós-graduação, compondo um banco de talentos diverso e qualificado.
As pessoas selecionadas participarão de formação presencial obrigatória nos dias 6 e 7 de dezembro, no Recife, etapa em que serão apresentados o método de trabalho, os instrumentos de registro e o cronograma das ações em campo. O lançamento dos editais do do Ciclo 2 da PNAB PE e o início das atividades da Busca Ativa em todo o estado estão previstos para o mês de dezembro.
Sobre a Busca Ativa PE – É uma ação itinerante da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), focada nos editais do Ciclo 2 da PNAB. A atuação combina mobilização territorial, oficinas e atendimento presencial e on-line em balcões e plantões, com tutoria técnica para inscrição, execução e prestação de contas. Com acessibilidade garantida,incluindo intérprete de Libras, as ações percorrem 45 municípios nas 12 Regiões de Desenvolvimento, priorizando públicos com maior barreira de acesso digital e técnico, para ampliar o alcance e qualificar as propostas apresentadas.
Foto: Daniela Pedrosa/ Secult-PE/ Fundarpe
