Na vibe do xote, forró e rock rural, o caruaruense Ortinho lançou um EP de quatro músicas, com participações mais que especiais de Chico César, Zeca Baleiro, Lula Viegas, Josildo Sá, Anastácia e Yuri Queiroga. Este último, também responsável pela produção do disco que leva um título mais que representativo: “Caruarus”. O som chegou nas plataformas digitais nesse fim de semana.
Residindo em São Paulo, Ortinho resolveu inovar e encarar o desafio de mergulhar no forró, ritmo o qual é símbolo do lugar em que nasceu, mas nunca foi seu segmento de trabalho. O cantor celebrou seus 15 anos de carreira em 2015 e seguiu em projetos de sucesso como o “Nordeste psicodélico”, junto a uma banda que era embalada por muita música dos anos 1970.
Em 2019, após oito anos de hiato, o artista lançou seu disco, “Nas esquinas do coração”. Sua divulgação foi estancada devido à pandemia de Covid-19. E foi neste contexto de solitude, distanciamento, que Ortinho refletiu sobre a falta de uma produção que homenageasse seu povo, sua regionalidade, mesmo relembrando a cidade em todos seus trabalhos.
“Foi compondo com Josildo (Sá) que me despertou essa vontade de ovacionar a minha terra natal, que tem um legado tão importante na cultura de Pernambuco e do Brasil. Aproveitei para abrir a parceria com amigos que já conhecia há tempos, mas não tínhamos tido a chance de trabalharmos juntos”, explicou.
“Caruarus” também é o nome do disco completo que está previsto para ser lançado em 2022, ainda na esperança que o forró volte a ser dançado de perto.