O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) dá mais um passo histórico na formação em saúde ao lançar, em 2026, a primeira turma de Residência Uniprofissional em Patologia Bucal de Pernambuco e também a primeira turma de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica da Asces-Unita. O processo seletivo marca um feito inédito no estado e reforça o compromisso da instituição com a qualificação de profissionais para áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
As novas especializações integram o Programa Mais Especialistas, do Governo Federal, iniciativa que busca ampliar e fixar médicos e outros profissionais especialistas em regiões prioritárias do SUS. A implantação da residência em Patologia Bucal representa um avanço importante para o fortalecimento da assistência odontológica especializada em Pernambuco.
Outro destaque do início do semestre é o lançamento da primeira turma de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica da Asces-Unita. Trata-se de uma área considerada estratégica e que vem ganhando cada vez mais relevância no cenário da saúde, especialmente no cuidado materno-infantil e na qualificação da atenção obstétrica.
O edital do processo seletivo está disponível no link: residenciamult.asces-unita.edu.br/. Ao todo, serão ofertadas cinco vagas, sendo três destinadas à Enfermagem Obstétrica e duas para Patologia Bucal. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 12 a 26 de janeiro de 2026, com taxa no valor de R$ 400. Candidatos hipossuficientes, inscritos no CadÚnico ou pertencentes a famílias de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 12 e 14 de janeiro, conforme os critérios estabelecidos em edital.
A prova objetiva está prevista para 1º de fevereiro e o início das aulas deverá ocorrer a partir de março de 2026. Os programas terão duração de 24 meses e exigirão dedicação exclusiva de 60 horas semanais. Durante esse período, os residentes receberão bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09, custeada pelo Ministério da Saúde.
As novas residências da Asces-Unita estão alinhadas a programas federais como o Agora tem Especialistas e o Projeto Mais Médicos Especialistas, que têm como objetivo reduzir filas por consultas e exames, ampliar o acesso da população a especialistas e fortalecer a formação profissional no país.
