O Bloco da Bicharada, tradicional manifestaçãocarnavalesca em defesa da causa animal, sai às ruas no
sábado, dia 7 de fevereiro, unindo alegria, conscientização e luta. A concentração será no Parcão da Praça Souto Filho (por trás do Parque da Jaqueira), no Recife. Antes da saída oficial do bloco, será realizada uma manifestação pacífica com a presença de ativistas, protetores independentes e simpatizantes da causa animal, em protesto contra a morte do cãozinho comunitário Orelha, vítima de agressões brutais por quatro adolescentes, em Santa Catarina.
Criado, há 15 anos, com o objetivo de alertar a sociedade sobre os maus- tratos aos animais, especialmente no período do Carnaval, quando os casos costumam aumentar, o Bloco da Bicharada reforça, neste ano, o seu papel social e político, transformando a folia em um espaço de reflexão, empatia e mobilização.
De acordo com a criadora do bloco, a jornalista e ativista da causa animal Goretti Queiroz, o momento é de dor, mas também de resistência. “O Bloco da Bicharada nasceu, justamente, com esta missão de chamar a atenção da sociedade para os maus-tratos aos animais no período de momo, e para despertar empatia. O Carnaval precisa
ser um espaço de alegria para todos, inclusive para os animais. O caso do cãozinho Orelha nos entristece profundamente e nos dá ainda mais motivos para continuar a nossa luta por políticas públicas e leis mais severas contra os maus-tratos”, afirmou Goretti.
A manifestação que antecede o desfile será marcada por faixas, cartazes e falas de representantes da causa
animal, reforçando o pedido por justiça para Orelha e por outros animais vítimas de violência, e por avanços concretos no combate à violência contra os animais.
O Bloco da Bicharada convida a população a participar levando seu pet de forma responsável e, principalmente, somando forças nessa luta que vai muito além do Carnaval.
As camisas estão sendo vendidas pelo valor de R$ 50 reais. Os interessados devem fazer o pedido através do WhatsApp: (81) 98836-5503.
Foto: Reprodução
