A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), iniciaram a instalação de equipamentos de projeção de cinema digital Full HD, associado à reprodução sonora digital 5.1, no Cine São José, em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano.
De acordo com o Governo de Pernambuco, a iniciativa vai permitir a volta da programação permanente do equipamento cultural agora completamente digital. A ação integra o Programa Cine de Rua, promovido pela Secult-PE em parceria com a Prefeitura de Afogados e a Fundação Cultural Senhor do Bom Jesus dos Remédios, responsável pelo cinema.
O Cine São José é um patrimônio do município, foi inaugurado em 1942, fechado em 1994 e reinaugurado no final de 2003. Pertence a Diocese de Afogados da Ingazeira, a quem a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios é ligada, que possui um comodato com a Associação São José e conta com a parceria da prefeitura local.
“Agora estamos na fase final dos trabalhos de adequação da cabine e também de instalação dos novos equipamentos para que possamos, assim, promover uma nova reinauguração desse histórico Cine São José, patrimônio dos afogadenses”, afirmou Augusto Martins, secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira.
Foto: Thiago Caldas