Se antecipando às promoções de Black Friday, a rede Extra Hiper, que está prestes a deixar de existir, já iniciou a queima de estoques. Unidades da rede de supermercados do Grupo Pão de Açúcar (GPA) que serão transformadas em lojas da atacadista Assaí, de acordo com acordo estabelecido em outubro, estão em liquidação para se desfazer dos estoques armazenados.
“Todas as unidades do Extra estão com queima de estoque, tanto as que vão para o Assaí, quanto as que ficam com o GPA”, informou a assessoria do grupo, em nota.
O fim da bandeira Extra foi acertado em um acordo com o Assaí, grupo de atacarejo do francês Casino, que também é controlador do GPA. O segmento vem enfrentando dificuldades em crescer diante da concorrência com o atacarejo e pelos impactos da pandemia sobre os consumidores.
Pelo acordo, calculado em até R$ 5,2 bilhões, o GPA vai passar para o Assaí 71 lojas Extra Hiper que serão convertidas para modelos de atacarejo. O GPA terminou o primeiro semestre com 103 lojas Extra Hiper. Os demais 32 hipermercados serão convertidos em outros formatos do GPA (como Mercado Extra e Pão de Açúcar) ou fechados, em processo ainda em avaliação pela empresa.
A liquidação tem foco nas categorias de eletroeletrônicos, bazar e têxtil, com até 50% de desconto e que os itens serão liquidados de forma gradual até a total desmobilização das unidades. No Recife, as duas lojas da grupo já anunciaram o fechamento, em breve, e suas liquidações.