Após um hiato de quase dez anos sem gravar, a cantora Simone lançou o álbum “Da gente”, repleto de compositores do Nordeste e, claro, tem pernambucanos na lista.
PC Silva, Rogéria Dera, Isabella Moraes, Martins, Gean Ramos, Karina Buhr (baiana criada em Pernambuco) e Juliano Holanda são os compositores pernambucanos que fazem parte do disco da artista.
O álbum foi gravado nos estúdios da Biscoito Fino e teve Zélia Duncan na direção artística e o pernambucano Juliano Holanda como diretor e produtor musical.
“Haja Terapia”, música de Juliano, foi escolhida para abrir o disco. É um retrato desses tempos pandêmicos em que o mundo parece ter parado. Juliano também fez, com Zélia, o xote estilizado “Boca em Brasa”, cujo mote foi ideia de Simone. Os parceiros fizeram uma música forte sobre o desejo, característica que também está presente em “Por Que Você Não Vem”, de Joana Terra e PC Silva.
PC ainda assina sozinho Imã, de acento folk, uma súplica pela volta da pessoa amada. A obra de Martins e Isabela Moraes já estava no radar de Simone há algum tempo. Dele, a cantora escolheu “A Gente se Aproveita”, de interpretação delicada. Já Você Distante, da caruaruense Isabela Moraes, é um xote que mostra como, “às vezes, para evitar a confusão, melhor é a separação”.
Apesar de nascida na Bahia, Karina Buhr foi criada em Pernambuco e também está presente no álbum como autora. “Amor Brando”, que ela gravou em 2012, ganhou uma festiva leitura de Simone, com toques de afoxé. Para “Escancarada”, de Gean Ramos (pernambucano descendente do povo Pankararu) e Rogéria Dera, Simone optou por uma interpretação mais expansiva e adequada à canção.
“Da Gente” é o pontapé nas comemorações dos 50 anos de carreira de Simone, que será comemorada em março de 2023.