Quando se começa um negócio sair da informalidade pode ajudar no crescimento do mesmo, mas nem sempre se sabe se vale a pena abrir um CNPJ, quais as vantagens e obrigações.
Para quem está iniciando as atividades, o MEI (Microempreendedor individual) é uma opção simples e de baixo custo para o empreendedor. É um modelo simplificado de empresa para quem trabalha por conta própria em atividades não regulamentadas por classe, como: artesão, cabeleireiro, pintor, marceneiro, vendedor de roupas, entre outras.
Você, como MEI, pode emitir nota fiscal, conseguir desconto com fornecedores, acesso a serviços financeiros, como financiamento e empréstimos com condições especiais, benefícios previdenciários, entre outros.
Outra característica do MEI, você paga o imposto único por mês que pode variar de R$ 61 a R$ 66,60, dependendo da atividade da sua empresa, e você desfruta de todas vantagens que o CNPJ pode te oferecer.
Então, uma dica: para saber se é a hora de abrir seu MEI, faça uma planejamento do seu negócio e converse com um contador que possa te ajudar a esclarecer suas dúvidas, dessa forma você consegue fazer seu negócio crescer e alcançar seus objetivos .