Os olhos viraram o foco das maquiagens em tempo de pandemia e a tendência promete ficar. Porém, o uso contínuo, o excesso de produtos e a higienização incorreta podem gerar irritação nos olhos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), duas em cada 10 mulheres apresentam problemas oculares causados pelo uso inadequado de produtos de maquiagem na região dos olhos. A falta de uma higienização correta pode causar doenças ou irritações, como conjuntivite, ceratites traumáticas, blefarite, entre outros. Alguns sintomas característicos são os olhos ressecados ou avermelhados e a sensação de corpo estranho no órgão.
A oftalmologista Ceres Pereira Kreimer, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), em Recife, fala quais são os principais cuidados a serem adotados sempre que for retirar a maquiagem dos olhos. “Independente do uso de maquiagem, devemos limpar os olhos, uma vez ao dia, com produtos específicos para eles, como lenços umedecidos, gel ou shampoo neutro infantil. O cuidado torna-se mais importante ainda nos pacientes que usam lentes de contato e nos que usam constantemente maquiagem”, destaca.
Ela também alerta para os demaquilantes, lembrando a necessidade de observar na embalagem se ele é apropriado para a área dos olhos. “Da mesma forma que temos que ter cuidado com nosso corpo, dentes, cabelos, unhas, também é importante o cuidado diário com a higiene dos olhos para manutenção da boa saúde ocular”, alerta a oftalmologista.
Rótulo
É importante ficar alerta ao tipo de produto utilizado nos olhos. No caso das maquiagens, é preciso ter cuidado redobrado nos produtos com glitters e metais, pois eles podem depositar micropartículas nos olhos causando irritação e inflamação no globo ocular.
“Nos olhos, pode haver surgimento de quadros inflamatórios e alérgicos com o uso crônico de maquiagem sem a limpeza adequada”, reforça Ceres.