Depois de um hiato de dois anos, o Festival de Inverno de Garanhuns está de volta. A 30ª edição do FIG, que ocorre de 15 a 31 de julho, teve a sua programação completa divulgada nesta quinta-feira (30). Entre as atrações confirmadas, estão nomes como Gal Costa, Xamã, Pitty, Filipe Ret, Baco Exu do Blues, Nando Reis e Duda Beat.
Neste ano, o evento será ampliado, contando com mais de 800 atrações em 24 polos culturais, ao longo de 15 dias de programação. “Depois de um momento tão difícil de pandemia, chegou a hora de pensar na construção de um FIG maior do que já era. Levei essa proposta para o governador, que abraçou a ideia”, comentou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.
Toda a programação do festival é oferecida gratuitamente ao público. Além dos shows, há atividades de literatura, formação, teatro, circo, audiovisual, dança, cultura popular, patrimônio, design, moda, artes visuais, fotografia e artesanato.
Uma das novidades deste ano é a realização de ações descentralizadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, em Garanhuns, além da volta do Polo Castainho, no Quilombo Castainho, localizado na Zona Rural do município. O Palco Mestre Dominguinhos segue abrigando as principais apresentações musicais do festival, que também ocupará praças, igreja, parques pavilhões e outros espaços espalhados pela cidade.
Outra inovação deste ano é a criação do Palco Estação, no Teatro Luiz Souto Dourado. O polo vai abrigar apresentações musicais intimistas e voltadas para um público máximo de 600 pessoas. Entre os artistas confirmados, estão Adriana Calcanhoto, Cátia de França, Áurea Martins, Geraldo Maia e PC Silva.
Além de celebrar as suas três décadas de trajetória, o FIG vai homenagear nomes da cultura pernambucana e nacional. O movimento Manguebeat, que completa 30 anos em 2022, será festejado ao longo da programação, assim como a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho. O bailarino André Madureira, a atriz Geninha da Rosa Borges, o fundador do Boi da Macuca, Zé da Macuca, os músicos Henrique Annes, Guitinho da Xambá e Paulo Rafael, falecidos recentemente, também entram na lista de reverências. Já Índia Morena, Patrimônio Vivo do Estado, terá seu nome estampado na lona de circo do FIG.
Confira a programação completa do Polo Mestre Dominguinhos:
➡️15 de Julho (sexta-feira): Celebração de Abertura do FIG, Amor Eterno, Karynna Spinelli, Diogo Nogueira e Mumuzinho
➡️ 16 de Julho (sábado): Pedrinho Pontes, Baião Granfino, Jorge Du Peixe, Jorge Vercilo e Xamã
➡️ 17 de Julho (domingo): Jam 202, Martins, Anavitória e Nando Reis
➡️ 20 de Julho (quarta-feira): Carlos e Fábio, Geraldinho Lins, César Menoti e Fabiano e Mano Walter
➡️ 21 de Julho (quinta-feira): Hercinho e Homenagem Ao Movimento Mangue – Manguefonia, Com Mundo Livre S/a, Integrantes da Nação Zumbi, Siba, Cannibal, Fred 04, Isaar e Alessandra Leão
➡️ 22 de Julho (sexta-feira): Karla e Cybele, Isaar, Simone (participação de Isabela Moraes, Rogéria Dera Ejoana Terra), Lenine & Spokfrevo Orquestra e Jota Quest
➡️ 23 de Julho (sábado): Romero Ferro, Titãs, Pitty e Duda Beat
➡️ 24 de Julho (domingo): Rogério e os Cabras, Isabela Moraes, Violivoz – Chico César e Geraldo Azevedo e Gal Costa
➡️ 25 de Julho (segunda-feira): Carla Marques, Banda Sentimentos, Conde Só Brega e Raphaela Santos – a Favorita
➡️ 26 de Julho (terça-feira): Mourinha do Forró, Santana, Jorge de Altinho e Solange Almeida
➡️ 27 de Julho (quarta-feira): Banda Crush, Dead Fish 30+1 e Sepultura
➡️ 28 de Julho (quinta-feira): Homenagem a Guitinho – Grupo Bongar, Filipe Ret e Baco Exu do Blues
➡️ 29 de Julho (sexta-feira): Kiara Ribeiro, Pagode do Didi (com participações de Maria Pagodinho, Helena Cristina e Gerlane Gell), Jorge Riba, Margareth Menezes e Xande de Pilares
➡️ 30 de Julho (sábado): Josildo Sá – Samba de Latada 15 Anos, Joanna, Fafá de Belém e José Augusto
➡️ 31 de Julho (domingo): Concerto Virtuosi – Com Tenor Edson Cordeiro, Alexandre Revoredo e Gabi da Pele Preta, Cordel do Fogo Encantado e Marcelo Falcão