A iniciativa do espaço “A Casa da Mulher”, realizada em Bezerros, no Agreste pernambucano, por meio da Secretaria de Saúde do município, foi destaque durante a Reunião Regional de Ação Intersetorial e Equidade em Saúde, promovida em Havana, Capital de Cuba. A ação foi uma das propostas selecionadas, no Brasil, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para integrar o encontro, finalizado na última semana.
Inscrita pela Secretaria de Saúde do município, junto a OPAS e a Organização Mundial da Saúde, a iniciativa do espaço “A Casa da Mulher” foi exposta através de banner, com informações sobre o espaço, serviços oferecidos gratuitamente para as mulheres, política pública de inclusão e acesso à saúde de qualidade, autocuidado e proteção social das mulheres bezerrenses. Além de reforçar sobre a importância do combate à violência de gênero.
O espaço assegura um atendimento mais humanizado, tanto do ponto de vista físico quanto mental e emocional, garantindo que a mulher seja acolhida, receba os devidos cuidados e tenha no espaço “A Casa da Mulher” seu lugar de fala, garantia de direitos, equidade nos serviços de saúde e principalmente profissionais qualificados no atendimento às suas necessidades.
“A Casa da Mulher” fica localizada na avenida Presidente Kennedy, no bairro São Sebastião (ao lado da Igreja São Sebastião) e funciona de segunda a sexta, das 07h às 15h. Todos os atendimentos são de forma gratuita.
>>ATUAÇÃO DA OPAS
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) tem sido uma importante impulsionadora da ação intersetorial para a saúde na Região das Américas e tem reconhecido a importância e a necessidade de desenvolver modelos de trabalho intersetorial que se ajustem à realidade e prioridades dos países da Região e que sejam sustentáveis ao longo do tempo.